Nascida em São Paulo-SP, Lu morou em São José dos Campos e está em Votuporanga há oito anos
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A artista plástica Lu Morgado está com a exposição “A descoberta do meu mundo paralelo”, no Atol Cultural, na avenida Pansani, 3101, próximo ao Centro de Convenções. Os seus desenhos ficarão expostos e disponíveis para compra até o dia 13 de janeiro, das 13h às 17h, de terça a sexta-feira.
Interessados podem agendar horários diferentes para visitação por meio dos telefones (17) 8121-1414 e 9622-7727.
Nascida em São Paulo-SP, Lu morou em São José dos Campos e está em Votuporanga há oito anos, cidade que está em seu coração. Gestora comercial de formação, ela se entregou ao mundo das artes há um ano e está em momento de descobertas, mas já recebeu elogios de Oscar D’Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp e membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).
Sobre o trabalho de Lu, Oscar D’Ambrosio disse que “analogamente, atinge bons efeitos quando busca um certo rebuscamento na forma de conduzir curvas ou penas de animais, como pavões. Muito mais que procurar atingir aquilo que se costuma chamar de “bem pintado”, dentro dos padrões canônicos, sua obra caminha pelo esmero de alcançar um resultado pleno de sentido na construção de cada imagem”.
Lu Morgado contou que não sabia que podia ser artista e começou instintivamente. Pegou papel e desenhou um peixe e um pássaro, a partir daí não parou mais. Começou a postar os desenhos no Facebook e a receber pedidos dos amigos. “Corri atrás de informações para saber um pouco mais sobre que tipo de arte eu estava fazendo. Me falaram que para ser artista é preciso sentir e colocar para fora, sem a necessidade de ser apenas técnico”, contou.
Com o tempo, os traços de seus desenhos evoluíram. “Percebi que, independente da idade, é possível aprender, se expressar, fazer arte”, disse. Em um ano, ela fez 60 desenhos e preparou mais 16 para a exposição no Atol, são oito telas e oito desenhos com canetinhas emoldurados.
Estes 16 trabalhos são compostos por uma série de pássaros e uma de personagens e estão no Atol desde a comemoração de um ano do espaço, no último domingo. “Nos desenhos da exposição mostro justamente esta minha descoberta das artes neste período de um ano, a minha evolução. Mostro que para aprender não tem limites”.
A exposição de Lu tem apoio cultural do restaurante Garfu’s, Destack Móveis e revista Casa Nova.
Lu Morgado já tem convites para participar de exposições no exterior. Ela pretende procurar cursos de capacitação para aprimorar técnicas e oferecer um trabalho cada vez melhor.
Saiba mais em http://www.facebook.com/lumorgado.jorge?fref=ts e http://www.facebook.com/Atol.Cultural?fref=ts .