Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Dong Yu Lan, idealizador do Bookafé, esteve na franquia de Votuporanga ontem, às 15h, para conhecer o serviço realizado na cidade. Ele veio para a região para participar de uma conferência em Nhandeara-SP e conhecer o plantio de seringueira daquele município.
Aparecido José Poltronieri, coordenador do Bookafé em Votuporanga, disse que a visita de Dong Yu Lan causou muita alegria a todos da franquia. “Ele veio para sacramentar, para aprovar aquilo que criou”, falou.
São mais de três mil Bookafés no Brasil, mais de cinco mil no mundo. No Estado de São Paulo há 32 unidades.
Dong Yu Lan participa de uma conferência hoje, às 9h30, no Lions Clube de Nhandeara. Empresário e servo de Deus, ele disse que tem um amor imenso pelo ser humano, daí nasceu a vontade de criar o Bookafé. “Deus deseja que as pessoas larguem as diferenças, as doutrinas e as bandeiras de lado. Por isso, o Bookafé é um espaço destinado a todos os grupos cristãos. Um lugar para falar do reino de Deus, de como viver de acordo com o propósito de Deus”, explicou.
Ele sente-se muito realizado em ver que a população está reagindo positivamente a esta ideia. “O principal produto do Bookafé não é o livro, é o amor de Deus”, ressaltou.
Booafé
Em Votuporanga, assim como entre outras diversas cidades do Brasil e tantos outros países, já se pode ir a um Booafé, um ambiente de leitura aberto a todos os segmentos da sociedade; com livros que levam as pessoas à fé, localizado na rua Ivaí, 3153, esquina com a Tocantins, no Espaço Jardim.
O Bookafé é uma iniciativa de um grupo de irmãos (cristãos) com o objetivo de mesclar um espaço social, cultural e espiritual. Ali, as pessoas leem, interagem, conhecem o plano de Deus e, ao mesmo tempo, acabam por saber um pouco mais acerca do que Deus determinou para o homem.
Este modelo de cafeteria com livros que falam sobre Deus surgiu quando uma pessoa, visitando a Europa, viu as cafeterias de lá, associadas a livros, e trouxe esse segmento ao Brasil, mas voltado a livros cristãos, junto com a cafeteria. O nome Bookafé surgiu da junção de book (livro) + fé.
Associado à leitura, o Bookafé oferece também mais de 10 tipos de café, Soda Italiana, sorvete, frozen, frapês, sucos naturais, salgados, lanches naturais, doces e massas no prato.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, de sábado, das 8h às 13h e das 16h às 19h e, no domingo, das 16h às 20h. Também pode ser locado para reuniões com coffee break.
O Bookafé é parte do Projeto Vida para Todos, tendo o livro como principal instrumento. O objetivo é levar a vida de Deus para todas as pessoas, para que elas cresçam, se aperfeiçoem e, assim juntamente com Cristo, exerçam o governo do mundo vindouro (Ap 5:10).
Dong Yu Lan
No ano de 1920, em Fuchow, capital da província de Fukien, China, o então jovem Watchman Nee se rendia a Deus por meio da convincente pregação de Dora Yu. Enquanto isso, na cidade de Nimbô, província de Chekiang, nascia Dong Yu Lan, aquele que mais tarde seria um importante propagador do evangelho do reino de Deus na América do Sul.
Dong Yu Lan se tornou um homem de negócios desde muito jovem. Isso lhe deu muitas experiências humanas, espírito de empreendedorismo, ampla visão de negócios e gerenciamento de empresas, que se tornaram importantes para que mais tarde fosse usado pelo Senhor, assim como ocorreu com Moisés (Êx 3-4), com os profetas Isaías (Is 6:5-8) e Amós (Am 7:14-15) e com tantos outros servos de Deus. Recentemente ele disse a um grupo de cooperadores seus que trabalhou muito, desde jovem, no campo secular para ser aperfeiçoado a fim de servir ao Senhor na igreja e, hoje faz isso com toda dedicação, para no futuro ser ainda mais útil ao Senhor na manifestação de Seu reino. Hoje, em suas mensagens, ele sempre destaca que o Senhor Jesus, quando esteve na terra, não colocou Seus discípulos em uma sala de aula para instruí-los, ensiná-los ou dar-lhes regras para seguir; antes, no dia a dia andava com eles (Lc 8:1-3; At 1:21-22) e usava os acontecimentos cotidianos para aperfeiçoá-los.
O avô de Dong Yu Lan era muito rico, e como seu pai era filho único herdou toda a fortuna da família; contudo, por ter dificuldade de administrá-la, acabou perdendo tudo. Dessa forma, Dong Yu Lan, ainda bem jovem, embora sendo o filho caçula entre os varões, teve de trabalhar duramente para ajudar no sustento da família. Chegou a andar a pé para economizar o dinheiro do ônibus e entregá-lo para sua mãe. Para se ter uma ideia do tamanho de sua responsabilidade, aos 17 anos de idade, levou cinco caminhões de ferragens de Xangai para Indochina, atravessando a Birmânia e outros países para vender esse material na região. Nesse percurso, três caminhões quebraram e tiveram de ser deixados no meio do caminho. Ele levou dois caminhões ao destino, desmontou um deles e voltou com as peças para consertar os outros três. Ao passar por essas e muitas outras dificuldades foi amadurecendo e aprendeu a administrar cada situação que lhe aparecia à frente. Assim foi até tornar-se um empresário bem sucedido. Mais tarde constituiu família e, em 1955 foi ganho por Deus.
Relatando de maneira breve sua experiência de conversão a Deus, um dia seu irmão mais velho o levou a uma reunião da igreja para ouvir o evangelho. Quando terminou a reunião um irmão da igreja foi a ele e disse: “Senhor Dong, sabia que todos pecaram e que todos nós somos pecadores?”. Ao que ele respondeu: “O quê? Pecador, eu? Eu nunca fiz nada errado!”. Disse isso porque se considerava uma pessoa reta, perfeita e que se apartava do mal, como Jó (Jó 1:1) e completou: “Vocês é que são pecadores, eu não!”, e foi embora. Mais tarde, ele foi iluminado pelo Senhor e reconheceu sua verdadeira condição; arrependeu-se e foi salvo e batizado. Depois disso, sua situação mudou. Acendeu um cigarro e, ao fumar, sentiu um sabor horrível. Também perdeu o desejo de beber e jogar. Rejeitou essas coisas e passou a ter um viver consagrado ao Senhor.
Pela grande responsabilidade que também passou a ter pelos interesses de Deus, rapidamente se tornou um presbítero da pequena igreja na cidade de Tin Mei, a qual mais tarde foi incorporada à cidade de Taipei. Nessa época, como a necessidade de ser divulgada a visão da unidade do Corpo de Cristo por toda a terra era urgente, em 1958 houve um encorajamento aos irmãos que tinham essa visão e prática em Taiwan, China para imigrar ao Ocidente a fim de propagar essa importante revelação que haviam recebido do Espírito. Entre os que responderam ao chamamento do Senhor para migrar, estava o irmão Dong, que com simplicidade respondeu prontamente à necessidade de Deus. Assim, dois anos depois, em 1960, chegou ao Brasil com a esposa e cinco filhos (mais tarde teve mais uma filha), passando a residir na cidade de São Paulo.
Desde o seu chamamento foi sempre acompanhado e sustentado em oração por sua esposa, Ester, que o encorajava a servir ao Senhor, apesar de muitas vezes ele se deslocar em longas viagens, enquanto ela cuidava das responsabilidades domésticas. Durante todo esse tempo que passaram juntos, enfrentaram muitas lutas espirituais e turbulências, próprias de quem serve e conduz com firmeza e fidelidade a obra do Senhor. Em 09 de fevereiro de 2008 a irmã Ester dormiu no Senhor.
No ano de 1975, o irmão Dong recebeu o encargo do Espírito para ajudar as igrejas no Brasil e na América do Sul a invocar o nome do Senhor. Essa é uma prática bíblica para se viver no espírito e andar em comunhão com Deus, e também a ler e orar a Palavra de Deus a fim de ganhar vida. Nessa época ele foi convidado para ministrar a um grupo de jovens na cidade de Ribeirão Preto e ali seu encargo principal foi levar todos os irmãos a invocar o nome do Senhor. As igrejas experimentaram uma renovação espiritual muito grande a partir dessa época. Como fruto desse labor ao Senhor, atualmente em toda a América do Sul, há mais três mil igrejas levantadas, comprovando que o encargo que recebera foi proveniente do Espírito.
Há mais de 30 anos, ano após ano, esse servo do Senhor tem ministrado conferências bíblicas a nível regional, nacional e internacional por toda a América do Sul e em outros continentes quando é convidado. Seu maior encargo é ajudar os filhos de Deus a se preparar e apressar a volta do Senhor (2 Pe 3:9, 12) por meio da pregação do evangelho do reino (Mt 24:14). Todo o seu viver e ministério são controlados por essa visão. Nas inúmeras viagens que tem feito por diversos países, sempre fala que “Cristo é a nossa vida, a igreja é o nosso viver e a volta do Senhor é nossa meta”. Para atingir esse encargo e corresponder aos interesses de Deus, ele tem auxiliado os filhos de Deus a tomar a Palavra como alimento e não como mero conhecimento.
A fim de registrar e divulgar as preciosas revelações dispensadas pelo Espírito a esse servo de Deus, durante as conferências por ele ministradas, a Editora Árvore da Vida passou a publicá-las em livros. Já são mais de 100 títulos produzidos e distribuídos em larga escala nos idiomas português, espanhol, inglês, alemão, italiano, francês e coreano. Uma das publicações de sua autoria que tem ajudado muitos filhos de Deus a andar e viver no espírito é o “Alimento Diário”, um periódico bimestral que hoje conta com mais de 40.000 assinantes.