Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Fazer rir não é tarefa fácil! Fazer rir quem está em tratamento médico, mais difícil ainda. Então, para executar um trabalho com máximo de perfeição, o grupo Palhaços de Plantão participa de diversas capacitações, entre elas, a segunda edição do Encontro Nacional de Palhações em Hospital, que acontecerá entre 15 e 18 de novembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo.
O evento é destinado a artistas ou voluntários atuantes há pelo menos um ano em hospitais do país. A primeira edição do evento aconteceu em setembro de 2010.
Diretor artístico do grupo, Rafael Guerra de Aquino, afirma que este encontro é uma das ações que buscam construir os princípios éticos fundamentais da atuação em hospitais. "É um trabalho sério, que enfoca o lado sadio das pessoas e que possui muitas peculiaridades que devem ser levadas em consideração, apesar de toda graça do trabalho".
Palhaços de Plantão - Arte, Educação e Saúde é uma ONG (Organização não Governamental) de palhaços que atuam em hospitais do noroeste paulista desde o ano de 2.000.
Os atores/palhaços Alvaro Rovares, Rafael Guerra de Aquino e Silvio da cunha põe o pé na estrada na próxima quinta-feira rumo a São Paulo para o evento, que é uma das iniciativas do programa Palhaços em Rede, criado em 2007 pelos Doutores da Alegria com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação entre indivíduos e grupos que atuam nos hospitais como palhaços, tendo como foco a qualidade do que é levado para a criança ou adulto hospitalizado.
Destinado a propiciar a troca e a formação, o 2° Encontro Nacional de Palhaços em Hospital tem por objetivo estabelecer uma ampla discussão sobre o movimento e iniciar a construção coletiva de uma base ética sobre a atuação do palhaço de hospital no Brasil.
Além dos artistas formadores, também estão confirmadas as presenças de Michael Christensen, fundador do Clown Care Unit e inspirador dos Doutores da Alegria, Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria, Morgana Masetti, pesquisadora da área, representantes dos poderes públicos, profissionais de saúde e artistas.
Sobre o grupo:
Palhaços de Plantão, Arte, Educação e Saúde é uma organização não governamental, que acredita no poder do riso e na verdade do palhaço como fonte de promoção de saúde. Desde 2000 os Palhaços de Plantão desenvolvem projetos no interior paulista, tanto em hospitais como nas áreas de treinamento, educação e pesquisa. Rafael de Aquino criou os “Doutores da Graça” em janeiro de 2.000 para desenvolver um trabalho de cunho artístico, com atores treinados para atuarem na área da saúde, a fim de contribuir no tratamento de crianças e adolescentes internadas em hospitais, proporcionando alívio do sofrimento por meio do riso. Hoje, o grupo é denominado “Palhaços de Plantão”, pois acredita na prontidão e eficiência de um trabalho que se mantém dentro e fora do hospital proporcionando, além do riso, uma reflexão, nas atividades formativas e apresentações sobre temas específicos. É composto por vários artistas e atua nos hospitais de Votuporanga e Fernandópolis–SP.
*Crédito | Fotos: Márcia Photos