A paróquia Nossa Senhora Aparecida comemora hoje 69 anos de criação. Com decreto de Dom Lafayette Libanio, a paróquia foi criada no dia 22 de dezembro de 1943, então bispo diocesano, sendo desmembrada da paróquia de Cosmorama e instalada três dias depois, em 25 de dezembro.
Esta data será comemorada com missa, hoje, às 19h e marcará também o início das preparações para o Jubileu dos 70 anos da paróquia. Durante todo o ano de 2013 serão realizadas muitas celebrações para a comemoração.
Ao criar a paróquia, dom Lafayette a confiou sobre a proteção de São Pascoal Bailão. Após pedidos da comunidade paroquial, em 1947 o bispo confirmou Nossa Senhora Aparecida como padroeira da paróquia, em substituição a São Pascoal Bailão, pois antes da criação da paróquia havia a Capela de Nossa Senhora Aparecida. O primeiro pároco foi o frei franciscano Francisco Xavier e, desde o ano passado, a paróquia é administrada pelo padre Gilmar Margotto, pároco que cresceu e viveu na comunidade.
Esta é a primeira paróquia de Votuporanga e da qual foram originadas as demais. Por muitos anos a paróquia foi administrada pelos freis capuchinhos, destacando-se os freis Arnaldo, Benjamin, Gregório, Agostinho e Tarcísio, que com muita dedicação trabalharam pela paróquia e comunidade votuporanguense.
Em 1983, a paróquia passou a ser administrada pelo padre italiano, Nino Carta, que permaneceu por oito anos, sendo sucedido pelo padre Edemur José Alves, de venerável memória, que por 20 anos atuou como pároco.
Após o falecimento do padre Edemur, o então bispo diocesano, Dom Paulo Mendes Peixoto, nomeou o padre Gilmar Margotto como novo pároco, permanecendo até hoje. A paróquia também teve um pároco holandês em 1946, Dom Arthur Horsthuis, que anos depois se tornou o primeiro bispo da diocese de Jales. Ao todo, foram 20 párocos e dezenas de vigários cooperadores.
Um grande marco nestes 69 anos foi a construção da Igreja Matriz, cartão postal da cidade, que foi inaugurada em 1958, desenhada em estilo neogótico e a única da região com duas torres.
Ao longo desses anos, foram realizadas inúmeras atividades, com destaque para as missas solenes, encontros, retiros, quermesses e leilões. Muitas crianças e adultos receberam os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Matrimônio e Unção dos Enfermos. Além disso, muitos padres foram ordenados na paróquia, entre eles o padre Gilmar, além da ordenação de quatro diáconos permanentes, José Roberto, Lécio, Nilton e Massao (in memoriam). Também passaram pela paróquia inúmeras pessoas que não mediram esforços e doaram suas vidas pela comunidade.
A paróquia destaca-se também na área social, mantendo a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús (Casa Abrigo) que acolhe muitas pessoas em situação de rua, além do combate à desnutrição e mortalidade infantil, por meio da Pastoral da Criança e o trabalho dos Vicentinos, que auxiliam as famílias carentes.
Se a criação da diocese de Votuporanga for concretizada, a paróquia Nossa Senhora Aparecida será a paróquia da Catedral, acolhendo os fiéis de 28 municípios de toda a região.