Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Centro Social de Votuporanga reuniu ontem os 110 participantes do projeto “Abrindo Caminhos” para a entrega dos certificados, às 15h. Os familiares também estavam presentes na cerimônia, que contou com apresentações das atividades desenvolvidas.
Bader Lorente, presidente do Centro Social, contou que este projeto foi desenvolvido com apoio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) com recursos do projeto “Leão Amigo da Criança”. “Quero agradecer a todos os parceiros e dizer que no dia 2 de janeiro reiniciaremos os trabalhos, mas desta vez sem os recursos do “Leão Amigo da Criança”. Conquistamos uma parceira com a Prefeitura, que vai nos ajudar”, disse Bader.
Adriano Borges, representante da Secretaria Municipal de Assistência Social e presidente do CMDCA, ressaltou a importância das entidades em meio às transformações do mundo moderno. “Hoje, as mães precisam sair de casa para trabalhar e o Centro Social divide com os pais a tarefa de educar e socializar estes jovens. Este é um período muito especial e o conhecimento passado aqui vai contribuir com o desenvolvimento pessoal de todos vocês”.
O “Abrindo Caminhos” atendeu 110 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, de segunda a quinta-feira, no período vespertino; na sexta-feira, a equipe multiprofissional fica à disposição para atender adolescentes e seus familiares. O projeto oferece ações que estimulam a autoconfiança e capacidade de buscar meios de emancipação, visando efetivar direitos sociais, prepará-los e conscientizá-los para que reproduzam em suas ações diárias junto à família e a sociedade, conhecimentos e valores adquiridos no Centro Social.