Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Alunos da Escola Estadual Professora Sarah Arnoldi Barbosa participaram da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Dois deles conquistaram medalhas de prata e outros seis menções honrosas.
Matheus Augusto da Silva Santos, 12 anos, do 7° ano C, e Vitor Hugo Dias Ferrara, 13 anos, 7° ano A, conseguiram as medalhas de prata.
As menções honrosas foram para Lucas Henrique Anciões Scherdiem, Júlia de Oliveira Salustiano, Amanda Soler Bolleis, Beatriz Baruffi Pereira, Bruna Silva Santana e Victor Campos Gonçalves.
A primeira fase da prova, que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, aconteceu no dia 5 de junho, e a segunda fase, no dia 15 de setembro.
Em 2011, Matheus e Vitor já tinham sido premiados com medalhas de bronze e conquistaram participação no PIC (Programa de Iniciação Científica), que garante bolsa no valor de R$100 e aulas na Unesp em São José do Rio Preto-SP, aos sábados, de uma a duas vezes ao mês. As atividades são em matemática pura e aplicada, com a professora Marta Pignatari, que oferece aos alunos exercícios de álgebra, aritmética, geometria, contagem e probabilidade. As aulas seguem até o dia 15 de dezembro.
Uma van leva os estudantes até Rio Preto, gratuitamente. Os medalhistas deste ano e os que receberam menção honrosa participam do PIC em 2013.
Para Flávia Andrea Romano, coordenadora da escola, este é um momento muito importante. “É o resultado de um trabalho de longos anos que a escola desenvolve. A gente vê que eles gostam muito de matemática. Esta premiação é um incentivo para eles e para os outros alunos”.
A escola é dirigida pela professora Dora Ivana Bergamo Ralio.
Os estudantes tiveram o auxílio dos professores de matemática, Adriana de Fátima Francischette Izaías, Altair Rogério Venturini de Oliveira e Gabriela Cristina de Marchi. O medalhista Vitor fez questão de mencionar ainda a professora Maria Sueli Coelho Vicente, da Escola Hilda Bertoncine Rodrigues, de Pedranópolis, onde ele estudava antes de morar em Votuporanga.
Os medalhistas
Vitor contou que ele e Matheus, que já fizeram a prova, ajudavam os outros alunos no estudo. Vitor quer a medalha de ouro em 2013 e, para isso, vai se aprofundar mais nos livros do PIC e ajudar nos amigos nas atividades de matemática.
Matheus vai participar novamente no ano que vem da prova e, para conseguir a medalha de ouro, quer comprar vários livros e estudar mais.
Lucas Henrique Anciões Scherdiem recebeu menção honrosa desta vez, mas no ano que vem quer uma medalha.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
OBMEP
Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Na foto: Lucas Henrique, Vitor Hugo e Matheus Augusto