O objetivo do livro é apresentar conhecimentos organizados de uma forma racional e didática
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O livro “Heveicultura, a cultura da seringueira” foi lançado em São José do Rio Preto-SP, nos dias 22 e 23 de novembro, durante o VIII Ciclo de Palestras sobre Heveicultura Paulista.
Este trabalho tem a intenção de condensar, em linguagem acessível, as informações e experiências obtidas ao longo do primeiro ciclo completo da cultura no Estado de São Paulo, onde os primeiros seringais cultivados estão sendo erradicados, encerrando a sua vida útil.
Os temas mais atuais e intrigantes da heveicultura brasileira foram enfrentados, como a descoberta que atribui aos nematoides, a causa real da desativação do maior seringal de plantio contínuo do país e a discussão para a normatização da questão fitossanitária envolvida na produção de sementes, hastes e mudas de seringueira, para prevenção justamente destes microrganismos.
Também aborda o controle dos nematoides, por meio das práticas agrícolas adotadas na cultura da soja, que permitem o seu cultivo em áreas infestadas, como a correção permanente do solo, para aumentar a sua fertilidade, por meio do processo biológico que transforma a matéria orgânica em micronutrientes, a rotação de culturas e a adoção de culturas intercalares.
O livro também destaca o processo de fixação biológica de nitrogênio no solo, por meio da simbiose ou relação mútua entre plantas, benefício que pode ser aproveitado por meio do uso de culturas intercalares ou sistemas agroflorestais, associados ao cultivo da seringueira, para a melhoria da fertilidade do solo e o controle dos nematoides.
Enfoca ainda a prevenção de fatores de risco naturais ou não, que podem comprometer o sucesso da atividade, como a erosão, incêndios, vendavais, etc, e, ainda o potencial de sequestro de carbono na heveicultura, que também pode potencializar a expansão do mercado brasileiro de carbono, temas complexos e interconexos, abordados de uma forma racional, que simplifica a sua compreensão.
O objetivo do livro não é a capacitação técnica, pela simples tentativa de transferência de tecnologia que, embora desejável, encontraria limitações de alcance e receptividade, mas sim, a apresentação de conhecimentos, organizados de uma forma racional e didática, ricamente ilustrado, com o firme propósito de incitar a crítica, por meio dos agentes do setor, profissionais, técnicos, heveicultores, administradores e agentes do setor, e a partir dela, promover a capacitação técnica, como destinatários finais da mensagem compilada.
Os autores
Pedro Galbiati Neto
Engenheiro Agrônomo, atua na área de formação de mudas de seringueira, projeto, implantação e consultoria agronômica na condução de seringais.
Luiz Carlos Guglielmetti
Advogado, especialista em Direito Tributário e empresário, foi sócio fundador das empresas Colitex Indústria e Comércio Ltda. (Colina – SP) e Colitex Agroindustrial Ltda (Poloni – SP), é sócio da Borbras Borrachas Brasil Ind. E Com. Ltda (Jales – SP).