Conhecida por sua irreverência e versatilidade, ela se prepara para mais uma temporada do “Esquenta!”
“O que era apenas um amor de verão, virou um casamento longo e duradouro”. É assim que Regina Casé anuncia a nova temporada do “Esquenta!”, que retorna às tardes de domingo no dia 9 de dezembro. Com cenário modificado, novos integrantes e a previsão de sete meses no ar, a apresentadora garante que a festa do “Esquenta!” vai contagiar a todos, desde o verão até o inverno.
A música é elemento essencial na receita atração, que se parece cada vez mais com uma grande roda de samba. O dono dessa roda, Arlindo Cruz, na companhia de Leandro Sapucahy, conduz a trilha do programa, com improvisos dos músicos fixos e atrações convidadas. Nesta nova temporada, o “Esquenta!” recebe ainda dois renomados músicos: Péricles e Xande, do grupo Revelação, para fazer parte da banda fixa.
Já o cenário de Gringo Cardia é adaptado pelo próprio cenógrafo e conta, a cada programa, com interferências de Milton Costa. O tradicional formato 360°, onde a plateia faz o programa junto com Regina Casé, foi mantido, com direito a áreas de acesso facilitado a deficientes físicos. Conhecido pelo clima festivo, o “Esquenta!” passa a receber também comemorações particulares. A cada programa, um camarote vai abrigar grupos que festejam, por exemplo, sua formatura de faculdade, um batizado ou aniversário. Os elementos de verão continuam presentes no cenário, que ganha agora uma nova e divertida área, em torno de uma piscina.
Os figurinos minuciosamente preparados e extremamente ricos de Claudia Kopke prometem mais surpresas. Tematizadas de acordo com os assuntos do dia, cada ala do bloco do programa veste peças únicas e divertidas todo domingo. A tão popular “Biblioteca do Esquenta”, que atualmente viaja o Brasil levando as obras doadas pelos convidados aos mais diferentes pontos do país, está garantida no novo ano e volta a receber doações.
Na temporada passada, a atração recebeu muitos deficientes em sua plateia, pessoas que manifestaram espontaneamente sua vontade de participar e se divertir no programa. Esta vocação naturalmente inclusiva da atração trouxe para a pauta da nova temporada questões que permeiam o universo destas pessoas. O programa também abordará o tema Educação, valorizando a figura do professor e mostrando iniciativas vitoriosas nesse campo.
Já no primeiro domingo da nova temporada, Regina Casé viaja a Brasília para encontrar a presidente Dilma Rousseff, na unidade Sarah-Lago Norte (Centro Internacional de Neurociências e Reabilitação) da Rede Sarah. Acompanhadas da doutora Lucia Willadino Braga, diretora desta rede nacional de hospitais de reabilitação, elas conversam sobre a importância da inclusão social dos portadores de deficiência. Já no estúdio, apresentadora, médica, um time de medalhistas paralímpicos e o músico Herbert Vianna falam sobre as dificuldades que os deficientes enfrentam no dia a dia.
Apresentado por Regina Casé, a nova temporada do “Esquenta!” vem com a missão de manter-se em audiência até o final do primeiro semestre de 2013.
Falando da apresentadora, Regina Casé tem uma longa história no cenário artístico brasileiro.
Nascida Regina Maria Barreto Casé, no ano de 1954, no Rio de Janeiro, ela é filha do ator e diretor Geraldo Casé e de Heleneida Barreto Casé, neta do radialista Ademar Casé. Então, Regina sempre “respirou” os palcos e outros meios artísticos.
Quando tinha 20 anos de idade, juntamente com Hamilton Pereira, Jorge Soares, Luiz Arthur Peixoto e Daniel Dantas, fundou o grupo teatral “Asdrúbal Trouxe o Trombone”, um marco na década de 1970.
Paralelamente, ela fez sua estreia no cinema, em “Chuvas de Verão”, de Cacá Diegues. Já era atriz consagrada no cenário nacional. Ainda no cinema, fez “Eu Te Amo”, “Os Sete Gatinhos”, “O Segredo da Múmia”, “Marvada Carne”, “Cinema Falado”, “Luar Sobre Parador”, “O Grande Mentecapto” e “Eu, Tu, Eles”.
A primeira novela foi em 1983, no último capítulo de “Guerra dos Sexos”, interpretando Carlotinha Bimbatti. Depois atuou em “Sítio do Picapau Amarelo”. Um ano depois, integrou o elenco de “Vereda Tropical”, aparecendo ainda em “Plunct, Plact Zuuum II” e no “Chico Anysio Show”. No entanto, o divisor de águas na carreira de Regina Casé foi a personagem Albertina Pimenta, ou Tina Pepper, em “Cambalacho”, em 1986. A atriz integrou o elenco do “TV Pirata”.
No ano de 1991, começava sua carreira como apresentadora, com o “Programa Legal”, no qual ela dividia as cenas com Luiz Fernando Guimarães. Depois veio o quadro “Na Geral”, o qual era exibido no “Fantástico”. E logo em seguida, veio o “Brasil Geral”, que ficou no ar até 1998, sendo que foi imediatamente substituído pelo “Muvuca”. O programa misturava talk-show e reportagens especiais, unindo pessoas de diferentes universos. Produzido, gravado e editado em uma casa de 200 m² no alto do Humaitá, bairro na zona sul do Rio de Janeiro, “Muvuca” tinha como característica a espontaneidade e informalidade, marcas da apresentadora.
Em 2001, Regina Casé volta às novelas, interpretando Rosalva Rocha, em “As Filhas da Mãe”. Atuou ainda em “Ciranda de Pedra” e mais recentemente, como ela mesma, em “Cheias de Charme”. A atriz passou também pela minissérie “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes” e “Som & Fúria”
Regina Casé comandou também o programa de auditório “Central da Periferia”. Em 2011, estreou seu programa de auditório “Esquenta!”, exibido aos domingos na Globo. Com um formato novo e atrações musicais, o programa combina outras experiências da apresentadora na televisão, trazendo convidados de diversos lugares com diferentes costumes, histórias do público com peculiaridades do cotidiano de pessoas comuns e quadros de humor. Agradou, tanto que ganhou segunda temporada e mais tempo no ar.
Muito discreta quando aos assuntos pessoais, Regina Casé tem uma filha, Benedita, fruto do seu relacionamento com o artista plástico Luiz Zerbini. Atualmente, ela é casada com o diretor Estevão Ciabatta.