Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Tudo pronto para a estreia do espetáculo “O Milagre de Natal”, que será hoje, às 21h, na Praça da Matriz, uma produção 100% votuporanguense. Uma história de milagres, que promete emocionar o público. E tem mais, o trabalho não acaba aqui, a intenção é fomentar o turismo cultural na cidade, fazendo de Votuporanga um lugar conhecido por grandes espetáculos e artistas.
Marcelo Zamora, diretor artístico do espetáculo, contou que houve a preocupação de contratar pessoas de Votuporanga, que estão se capacitando há oito meses para a montagem da peça. “Estamos trabalhando o espetáculo como teatro de ópera, com dança, música ao vivo, tudo bastante contemporâneo. Um figurino mais elaborado e encenações que ocupam o espaço da praça”.
Para Zamora, o grande benefício desta apresentação, além do espetáculo em si, é a participação de artistas locais. “Eles se preparam. Quem pouco saiba, muito tem aprendido e desenvolvido. Muitos deles ganharam uma profissão”.
Todos participaram de oficinas de dança, dança aérea, maquiagem e também pesquisa de figurino e de cenário. Com tudo isso, Votuporanga caminha para ser um polo de cultura, estimulando o turismo e também o interesse de municípios da região pelo espetáculo criado em Votuporanga.
Para 2013, já está aprovado o projeto, que deve dar continuidade ao trabalho que começou com “O Milagre de Natal”.
O diretor artístico da peça disse que na região, este é um projeto pioneiro, diferenciado, que visa capacitar os artistas e futuros artistas. “Esta foi uma das minhas motivações para participar. Para mim, o maior valor de todo este trabalho é a profissionalização das pessoas envolvidas”.
De acordo com Zamora, o teatro tem a função de provocar emoção e movimentar o corpo, a fantasia e o pensamento. “É tudo isso que queremos provocar. O espetáculo fala sobre milagres, o mais simples deles, que é a reconstrução das famílias. Não importa quem você é, nem onde está, você sempre pode melhorar!”.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Godoi, contou como surgiu o desejo de criar o espetáculo no município. “A ideia surgiu depois que visitei Gramado-RS. Lá é um pouco diferente, o espetáculo é cobrado e o nível de profissionalização já é bem alto. A intenção nossa é gerar renda para o grupo de Votuporanga, os artistas são remunerados, valorizando o trabalho deles para que vivam da arte. Trabalhamos com pessoas da dança, do teatro, da música, queremos desenvolver as potencialidades de cada um. Além da geração de renda, a capacitação em outras modalidades também é fundamental”.
Sobre o espetáculo, Eliane disse que o município queria algo que chamasse atenção da população. “Pensamos no espetáculo, figurino, cenário, com o objetivo de estimular o turismo cultural, trazendo visitantes para conhecer a cidade e o nosso comércio”.