No Brasil, atualmente, existem diversas abordagens pedagógicas, como tradicional, construtivista, montessoriana, waldorf, entre outras
Escolher a primeira escola do filho ou a nova (após um período em outra instituição) requer optar por uma linha pedagógica que definirá a maneira pela qual a criança será ensinada. Conhecer o colégio e se identificar com seus valores são formas de colaborar com o aprendizado.
No Brasil, atualmente, existem diversas abordagens pedagógicas, como tradicional, construtivista, montessoriana, waldorf, entre outras. No entanto, muitas são parecidas em vários aspectos e é comum que apareçam de forma mesclada nas escolas.
Tradicional
É a abordagem predominante no país e por isso mesmo a mais conhecida dos pais. Nas escolas tradicionais, o foco está no professor, que detém conhecimentos e repassa ao aluno. O estudante tem metas a cumprir dentro de determinados prazos, que são verificadas por meio de avaliações periódicas.
Construtivista
Nas instituições que seguem os princípios construtivistas, o conhecimento é ativamente construído pelo sujeito e não passivamente recebido do professor ou do ambiente. Cada estudante é visto como alguém com um tempo único de aprendizado e o trabalho em grupo é valorizado.
Montessoriano
Na escola montessoriana, baseada na filosofia da pesquisadora italiana Maria Montessori (1870-1952), a criança deve buscar sua autoformação e construção e os adultos têm de ajudá-la nesse processo, favorecendo o desenvolvimento de indivíduos criativos, independentes, confiantes e com iniciativa.
Waldorf
Na metodologia de ensino waldorf –desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925)–, procura-se equilibrar os aspectos cognitivos (capacidade de aquisição de conhecimento) com o desenvolvimento de habilidades artísticas, musicais, de movimentação e de dramatização. Considera-se cada aluno como um ser único, que é acompanhado de forma próxima.
Freinet
Outro pensador que costuma nortear o trabalho de algumas escolas é o pedagogo francês Célestin Freinet (1896-1966), mas sem dar nome exatamente a uma linha pedagógica.