Hoje, a diocese de São José do Rio Preto celebra 84 anos de sua criação. Para comemorar essa data, será celebrada uma Missa em Ação de Graças às 20h na Sé Catedral de São José, em Rio Preto, presidida pelo bispo diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva e concelebrada por todos os padres da diocese. Também será celebrado o encerramento do Tempo da Eucaristia e encaminhadas ações para viver com intensidade o Ano da Fé.
A diocese de São José do Rio Preto foi criada no dia 25 de janeiro de 1929, por decreto do Papa Pio XI, que atendeu à intercessão do então bispo de São Carlos, Dom José Marcondes Homem de Mello, pois a grande extensão da diocese de São Carlos impedia um excelente trabalho pastoral. Só um ano depois é que a diocese conheceu seu primeiro bispo, Dom Lafayette Libânio. Ao longo desses 84 anos, a diocese foi governada por cinco bispos, Dom Lafayette Libânio (1930-1966), Dom José de Aquino Pereira (1968 – 1997), Dom Orani João Tempesta (1997 – 2004), Dom Paulo Mendes Peixoto (2006-2012) e Dom Tomé Ferreira da Silva, que desde novembro do ano passado está à frente dos trabalhos. A diocese teve também um bispo auxiliar, Dom José Joaquim Gonçalves (1957-1968).
Sob a proteção do Imaculado Coração de Maria (padroeiro) e de São José (co-padroeiro), a diocese tem como limites a Arquidiocese de Uberaba (MG), Diocese de Ituiutaba (MG) e as Dioceses de Araçatuba, Barretos, Catanduva, Jales e Lins (SP). Possui um território de 14.423,9 km², abrigando 50 municípios e uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes. Possui atualmente 97 paróquias, uma quase paróquia, 228 capelas, 128 padres, 16 diáconos permanentes e dezenas de religiosas. É dividida pastoralmente em oito regiões pastorais (Sé Catedral, Mirassol, Cedral, Icém, José Bonifácio, Votuporanga, Buritama e Nhandeara).
De São José do Rio Preto nasceram as dioceses de Jales, Barretos e Catanduva e está em processo de criação a de Votuporanga, que abrigará 25 municípios e 28 paróquias. Paralelamente ao processo da criação em Votuporanga, está caminhando o processo da transformação da diocese de São José do Rio Preto em Arquidiocese.
Esses 84 anos foram marcados pela construção de igrejas, criação de paróquias, ordenação de padres e diáconos. Também foram construídos os Seminários Maior e Menor, a nova Catedral, Palácio Episcopal e sede da Cúria, Casa do Clero, entre outros. Um dos trabalhos importantes realizado é um convênio com dioceses de Rondônia, onde padres realizam missão. Destacam-se também as dezenas de entidades assistenciais ligadas às paróquias da diocese, que ajudam a diminuir os sofrimentos de muitas pessoas.