As duas unidades do Ecotudo de Votuporanga reservam espaço para receber e doar livros
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O Ecotudo de Votuporanga não é apenas local de descarte de material. Serve também para receber livros e revistas, que podem ser levados por quem quiser. Chamados de minibibliotecas, estes locais recebem em média cinco mil livros e revistas por mês.
As minibibliotecas funcionam 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, no Ecotudo Norte, localizado na avenida Sete, nº 2440, paralela à Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I, com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroio Hernandes, e no Ecotudo Sul, que fica na antiga Algodoeira Matarazzo - avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo), no Palmeiras I.
De acordo com o geólogo Gustavo Gallo Vilela, gestor de Meio Ambiente do município, as duas unidades são muito visitadas. “Há as pessoas que doam e as que levam para casa estes materiais, principalmente, barsas, livros da área de Direito, romances e revistas em geral. Muitas pessoas que vão descartar outros resíduos acabam passando pela baia dos livros e ficam ali por um tempo. Vemos como importante a liberdade de utilização, mas com consciência”, destacou.
Gustavo comenta o primeiro ano de funcionamento das minibibliotecas. “Estamos conseguindo dar uma destinação melhor para centenas de livros e revistas que acabavam indo para a reciclagem ou o lixo. Dessa forma, a avaliação é muito positiva, pois se sabe que existe estímulo, rotatividade e consulta de livros nos espaços. Se somarmos tudo isso à logística diária do descarte nos Ecotudos temos um resultado fabuloso em termos de Educação Ambiental que é o nosso maior objetivo”, falou Gustavo.
Quem quiser, pode colaborar com o local, doando livros e revistam em bom estado, inclusive as escolas e faculdades. Basta procurar qualquer uma das duas unidades do Ecotudo.
Gustavo explicou que, com as dezenas de livros e revistas descartadas mensalmente nos Ecotudos por moradores de Votuporanga, foram montadas as minibibliotecas abertas à comunidade, com estantes e acomodação para leitura. “A ideia é levar a cultura para mais perto da população atendendo como uma minibiblioteca comunitária nas duas regiões da cidade. Estes lugares têm vários bons objetivos. O morador pode descartar o livro ou a revista que não quer mais e esse material vai continuar beneficiando outras pessoas como forma de consulta, num processo contínuo de aprendizado. Quem gostar do acervo poderá ler dentro do Ecotudo ou retirar para uso próprio. Para uns é a oportunidade de destinação correta de um resíduo e para outros a fonte gratuita de conhecimento. E mais, todo o local de leitura é feito com material reciclável. As diversas coleções, enciclopédias e títulos literários estão em prateleiras que foram descartadas no Ecotudo. Além disso, o visitante tem à disposição mesas e sofás feitos com pneus reformados em processo artesanal”.
Mais informações pelo (17) 08007701950, no setor de Meio Ambiente.