Para ter mais tempo com a família: estabeleça com quem, quando e o que você vai fazer
Você pode mudar o que deseja na sua vida a qualquer momento, mas é indiscutível que o grande marco para promover mudanças maiores é mesmo a virada do ano. As famosas resoluções podem ser o impulso que faltava para tornar um projeto real.
Se você já perdeu a conta de resoluções tomadas e abandonadas, é hora de botar a mão na massa sem erro. Caso seu objetivo esteja entre os mais almejados pelos brasileiros – como juntar dinheiro, emagrecer e falar inglês – reunimos dicas para fazer sua resolução de ano novo realmente funcionar.
O primeiro passo é registrar seus planos por escrito. “Seja qual for a sua resolução de ano novo, coloque-a no papel. Quando você registra algo, pode consultar sempre que precisar e corrigir a rota se for preciso, sempre de olho no objetivo final. Uma coisa que fica só na cabeça não funciona”, aconselha Rosanne Martins, autora do livro “Por que Sonhar Se Não Para Realizar?” (Ed. Ciência Moderna).
Guardar dinheiro (212)
A chave para conseguir guardar dinheiro está em saber o quanto se ganha e o quanto se gasta. “Quase 100% das pessoas não conhecem essa informação”, afirma o educador financeiro Mauro Calil, autor do livro “Separe uma Verba para Ser Feliz” (Ed. Gente). Aprenda a se organizar com um caderno ou uma planilha – o método não importa – e faça o lançamento dos gastos e receitas diariamente ou semanalmente.
“O iniciante deve fazer isso por, pelo menos, cinco meses. Se não atingir esse marco, é provável que desista. O controle precisa se tornar um hábito. Depois de ver para onde está indo seu dinheiro, corte os gastos ‘tolos’, ou seja, aqueles que não trazem uma felicidade duradoura. Para que comer um pão de queijo todos os dias? Talvez com esse dinheiro você consiga comprar algo maior e melhor que te faça mais feliz. Eu não gosto dessa filosofia do ‘eu mereço’. As pessoas que pensam assim acabam gastando muito com coisas sem importância. Você merece ter coisas realmente importantes e não apenas pequenos agrados no dia a dia”, reflete Mauro.
Emagrecer (211)
Que tal começar o ano de olho na balança para perder uns quilinhos? Se este é o seu caso, tente não criar expectativas exacerbadas, para não desanimar. O primeiro passo para conseguir emagrecer é se comprometer com uma nova dieta. Ao invés de riscar do seu cardápio diversos alimentos que gosta, comece evitando apenas um. “Faça uma lista do que você não consegue controlar, como chocolate ou queijos mais gordurosos, e escolha um ou dois itens para começar a evitar. Depois de um mês, aumente a lista de restrições”, ensina a diretora nacional do Vigilantes do Peso, Fernanda Fernandes.
Além disso, evite se pesar por dez dias. É fácil reter líquido no início da dieta e o reflexo disso na balança pode ter um efeito negativo. “O contrário, perder muito peso nos primeiros dias e depois parar de emagrecer, também pode deixar a pessoa meio abatida. O organismo precisa de tempo para deixar a dieta dar resultado. Outra dica simples e importante é escrever as conquistas. Mantenha uma espécie de diário com tudo o que você vem conseguindo de positivo”, completa Fernanda.
Parar de fumar
Nem sempre basta resolver parar de fumar para se livrar do vício. Em alguns casos, o mais indicado é procurar um médico que o auxilie nessa tarefa. Entretanto, algumas atitudes simples facilitam o processo de largar o cigarro de uma vez por todas.
De acordo com o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, coordenador do centro de tratamento para dependentes da nicotina HelpFumo, o primeiro passo é estabelecer uma data para parar em definitivo. “Quem quer largar o cigarro deve também treinar antes dessa data. Precisa evitar alguns cigarros do dia – por exemplo, parar de fumar no automóvel ou depois do jantar. Ele pode substituir o cigarro por outra coisa, como tomar dois copos de água ou fazer exercícios respiratórios. Na data estabelecida, jogue fora todo o estoque de cigarro e se prepare para enfrentar um mês de abstinência. A pessoa vai ficar nervosa, irritada, mas isso vai diminuindo com o tempo. Se não conseguir sozinho, procure um médico”, recomenda Ciro.
Ter mais tempo para você e sua família (213)
Defina você mesmo e sua família como uma prioridade em sua vida. Pode parecer fácil, mas deixar a vida familiar em segundo plano e ser ‘engolido’ pelas atividades do dia a dia é comum. Para que isso não aconteça, seja pragmático e organizado.
“Estabeleça uma meta de relacionamento, ou seja, deixe claro quanto tempo quer passar, com quem e fazendo qual atividade. O seu desejo não pode ser uma vaga pretensão. Depois de definir essas metas, procure cumpri-las religiosamente. Dessa forma ficará mais fácil desenvolver o hábito de se dedicar a você e à sua família com frequência”, afirma Sergio Guimarães, consultor de gestão de tempo da Academia do Tempo.
Falar inglês
A importância de dominar o idioma no ambiente profissional é tão sedimentada que nem é mais objeto de discussão. E o brasileiro parece estar ficando para trás. De acordo com uma pesquisa feita em 156 países pela Global English, em uma escala de 0 a10, a pontuação do executivo brasileiro no que diz respeito ao domínio da língua inglesa é de 2,95, contra 4,15 da média mundial.
Segundo Flora Victoria, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, o sucesso para quem deseja falar inglês pode ser obtido combinando três atitudes: planejamento, dedicação e comprometimento. “Se a sua resolução for simplesmente matricular-se em um curso de inglês, já vou avisando: é pouco provável que funcione. Agora, se a sua resolução for se comprometer com seu desenvolvimento e se dedicar à aquisição de um novo idioma, a coisa muda de figura. O curso de inglês é apenas um recurso. Nem o melhor curso do mundo poderá ajudá-lo se você não se comprometer a tirar o máximo proveito possível desse recurso”, afirma. Defina os horários que você tem para estudar e se concentre em estabelecer um prazo para que você esteja falando inglês.