São 27 anos de experiência e muita habilidade no trabalho em dois dos principais restaurantes da cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Gilmar Coutinho tem 27 anos de experiência como churrasqueiro e mostra muita habilidade no trabalho. Há 23 anos morando em Votuporanga, ele atua em dois dos principais restaurantes da cidade e conta o segredo do bom churrasco, que para ele depende da qualidade da carne e da experiência do churrasqueiro.
Nascido na Bahia, Gilmar cresceu no interior de São Paulo e aprendeu aos 12 anos de idade a assar as carnes. “Quando morava em Mato Grosso, trabalhei como balconista em uma lanchonete de gaúchos, que me ensinaram e me deram a oportunidade de começar na profissão. Eu sempre via fazendo e achava bonito”.
Especialista em mais de vinte carnes, como cupim, fraldinha, maminha, ponta de peito, capa de filé, alcatra, filé mignon, medalhão de frango, coxa e sobrecoxa de frango, coração de frango, tender, cupim seringado, ponta de peito seringada, picanha, medalhão de filé mignon, lombo de porco, linguiça cuiabana e as exóticas: carneiro, codorna, javali, capivara e coelho; ele é responsável pelo tempero, corte, higienização, organização e também faz diversos molhos, arroz carreteiro e carnes recheadas.
Gilmar já morou na Suíça, onde trabalhou em restaurantes fazendo o bom churrasco brasileiro.
Além de ter aprendido a profissão trabalhando com pessoas experientes, Gilmar também fez cursos sobre vigilância sanitária e manipulação de carnes, para garantir a qualidade do seu serviço.
Com a profissão de churrasqueiro, ele sustenta a família. “Este é o meu dom, meu maior prazer, o que sei fazer melhor”, falou com orgulho do trabalho.
Mesmo com toda a habilidade, a vontade de se aprimorar continua. “Quero ser um dos melhores, um churrasqueiro bem conceituado”, ressaltou.