Os filmes "Os miseráveis", com três prêmios, e "Argo", com dois, foram os principais ganhadores da 70ª edição do Globo de Ouro, que aconteceu na noite deste domingo (13), em Los Angeles. A cerimônia premiou os melhores filmes e séries do ano de 2012, segundo votação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. O favorito, "Lincoln", que concorria em sete categorias, ficou com um único prêmio – melhor ator de drama, para Daniel Day-Lewis.
Os eleitores deram ao musical "Os miseráveis" três prêmios ao todo: melhor filme de comédia ou musical, melhor ator de comédia ou musical (Hugh Jackman) e melhor atriz coadjuvante de comédia ou musical (Anne Hathaway). Já "Argo" levou outras duas das mais nobres estatuetas da noite: melhor filme de drama e melhor diretor (para Ben Affleck).
Diferentemente do Oscar, a HFPA (sigla original da associação de imprensa estrangeira) não se limita a produções exibidas nos cinemas, contemplando também programas de TV. Dentre estas últimas, os destaques foram "Homeland", eleita a melhor série dramática e com prêmios para seus dois protagonistas, e "Girls", a melhor série cômica e com prêmio pela atuação de Lena Dunham, responsável ainda pela criação do seriado.
Transmitida no Brasil desde às 23h pelo canal pago TNT, a cerimônia foi apresentada pelas atrizes e comediantes Tina Fey e Amy Poehler, ambas ex-integrantes do programa humorístico Saturday Night Live. Alguns dos momentos de maior empolgação ocorreram durante os pronunciamentos da citada Lena Dunham, que visivelmente tremia no palco ao ler suas anotações; de Adele, ganhadora na categoria canção original pela música tema de "007: Operação Skyfall"; e de Jodie Foster, que levou o prêmio Cecil B. DeMille, entregue pelo conjunto da obra.
Após um discurso irônico – em que misturou humor e temas sérios, como "sair do armário" e exposição das celebridades –, a atriz saiu do palco sob aplausos. As câmeras mostravam que parte do público chorava.