Veterinário informa que porcos maiores também são criados em Ouroeste e até em propriedades rurais em Valentim Gentil
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Um porco de 456 quilos virou atração em Cosmorama, entre as vilas Scriboni e Vila Nova, nos últimos dias. Crianças e adultos têm procurado o sítio São Paulo para tirar fotos e até “montar” no animal.
Na manhã de ontem, o proprietário do animal, Marcelo Aued Jacomelli, 35, recebeu a reportagem do jornal A Cidade para falar sobre o animal.
O porco, que se chama “Branco”, tem 18 meses, mede 1.40 cm e tem 2,5m de comprimento. É da raça Pietran, com possível cruzamento com a Sorocaba, e veio do Rio Grande do Sul, após ser comprado por R$ 3 mil.
“Branco” chegou em Cosmorama com 60 dias, época considerada apropriada para o desmame.
Por enquanto ainda não é aconselhável a reprodução, uma vez que as fêmeas não suportariam o peso de “Branco”. Sendo assim, a reprodução artificial seria a mais indicada, e acompanhar ainda mais de perto a gestação da fêmea, uma vez que necessitaria de uma quantidade maior de alimento.
Para evitar possíveis problemas de saúde, o veterinário orientou Jacomelli a diminuir a quantidade de ração: de 10kg por dia, hoje o animal consome 4kg. “Ele é bem manso, brinca às vezes pelo terreiro, mas creio que não possui tanta agilidade devido ao peso. Se ele se movimentasse bem, daria para continuar administrando a mesma quantidade de ração, mas reduzimos para evitar doenças”, disse.
No sítio, existem vários outros porcos, além de galhos, galinhas e vacas.
Futuramente, Jacomelli pensa em vender o animal, e estipula que o valor possa girar em torno de R$ 5 mil. Quem tiver interesse em adquirir “Branco” pode entrar em contato pelo (17) 9635-2521.
Explicações
O veterinário do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), Elcio Sanches Esteves Júnior, foi procurado pela reportagem para comentar sobre “Branco”.
Ele disse que um porco reprodutor pode ter de 200 a 250 kg, e um de raça pode chegar até a 300kg.
Neste tipo de animal acima do peso comum, vários são os tipos de doenças que podem ocasionar problemas de saúde, como nos cascos e coordenação locomotora.
Questionado se na região o animal é fácil de ser encontrado, o veterinário respondeu que em Valentim Gentil existe em algumas fazendas. Já em Ouroste, existe alguns empresários que comercializam a raça.