Este é um ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé
A podóloga Elisângela Andrade, em entrevista na Rádio Cidade
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
A podóloga Elisângela Andrade esteve recentemente no programa Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para dar dicas de como cuidar adequadamente dos pés e também falar um pouco sobre a sua profissão.
Normalmente, um podólogo faz um curso técnico. Há nove anos no ramo, em exercício há seis, Elisângela contou que a sua função consiste em tratar patologias (doenças), micoses, unhas encravadas, olho de peixe, entre outros. Para a pedicure cabe a parte estética.
Grande parte dos atendimentos é para unhas encravadas, que pode ser causada pelo uso de calçado inadequado, corte errado da unha, entre outros, e calosidades.
Elisângela alerta que o material utilizado nos pés precisa ser cirúrgico e esterilizado em autoclave. “Para limpar os instrumentos usados nas unhas em casa, utilize acetona; passando três vezes a cada 15 minutos”, explicou.
No salão de Elisângela, assim que o cliente termina os cuidados patológicos, pode receber também o atendimento estético.
A especialista contou ainda que o pé de pessoa diabética requer cuidados especiais. “É bom que seja cuidado por um podólogo”.
Sobre os produtos caseiros que algumas pessoas costumam usam para curar algumas micoses, ela disse que são mitos e causam o descolamento da unha, que pode não nascer mais.
Para manter um pé bonito e saudável, Elisângela garante que uma boa alimentação também é fundamental.
No seu trabalho, ela orienta sobre como tratar micoses, cortar as unhas, entre outros cuidados.
Para mais informações: o salão de Elisângela localiza-se na rua Tiete, 3041, perto da Santa Casa, entre as ruas Bahia e a Minas Gerais. Telefone: 3423-5740.
Problemas mais comuns:
Rachadura
Calosidade
Unha encravada
Quais procedimentos são prejudiciais:
Retirar a cutícula; já que ela protege de fungos e bactérias;
Uso do palito na limpeza das unhas;
Uso de salto alto (o salto deve ser no máximo do tamanho do dedão do pé, explica Elisângela).
Podologia
Tal como noutras ciências da saúde, verificou-se nos últimos tempos uma grande evolução na qualidade e no tipo de serviços prestados nesta área.
Esta evolução foi possível também graças à aplicação de novas tecnologias nos métodos de diagnóstico e aplicação de novos tratamentos, tornando a podologia numa área da saúde altamente especializada, que nada tem a ver com simples tratamentos de estética, como algumas pessoas pensam. Assim, de forma mais rigorosa, pode-se definir podologia como o ramo das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé.