O Dia Nacional da Leitura Infantil é comemorado no dia 18 de abril em homenagem à Monteiro Lobato
Na sexta-feira 19 de abril, aconteceram diversas comemorações nas escolas municipais para lembrar o Dia do Índio e o Dia do Livro Infantil. Na escola, “Profª Maria Martins e Lourenço”, os alunos, vestidos de índios, apresentaram um coral, em que cantaram músicas temáticas. Já para comemorar o Dia do Livro, alunos e professores fantasiaram-se de personagens de histórias infantis e distribuíram livrinhos para os outros alunos. Havia um espaço intitulado cantinho da leitura, com livros espalhados em mesas, pendurados nas paredes e em murais para que houvesse um processo de leitura em clima de descontração.
Para os alunos da escola “ProfºOrozimbo Furtado Filho” de Simonsen, foi ministrada uma palestra motivacional com o tema “Pequenos grandes sonhos!”, ministrada pelo Professor Marcos Roberto Silvério.
No C.E.M Profº Geyener Rodrigues os alunos comeram milho cozido, brincaram e dançaram. Os professores ainda montaram uma oca, com folhas de coqueiro, que se tornou cenário para que os alunos se divertissem “pintados” de índios.
O Dia Nacional da Leitura Infantil é comemorado no dia 18 de abril em homenagem à Monteiro Lobato, que foi um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira.
O Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril, criado pelo presidente Getúlio Vargas e relembra o dia que, em 1940, várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. E o dia tem como função relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que eles têm na nossa história.