Segundo o estudo, a falta de entusiasmo com o Facebook é causada também pelas postagens "fúteis" dos amigos na rede social
O interesse dos adolescentes no Facebook vem caindo na medida em que aumenta a presença de adultos na rede social, segundo uma pesquisa realizada pela Pew Research Center. Em entrevistas feitas com 802 jovens americanos entre 12 e 17 anos, o instituto observou também que os jovens estão se incomodando com o excessivo número de postagens e com o "drama" na rede social.
Segundo o estudo, a falta de entusiasmo com o Facebook é causada também pelas postagens "fúteis" dos amigos na rede social, além do estresse causado pela necessidade de gerenciar sua reputação online. Os adolescentes entrevistados se mostraram mais felizes com o uso de ferramentas como o Twitter e o Instagram, relatando que conseguem se expressar melhor nessas plataformas. Os adolescentes, no entanto, afirmam continuar usando o Facebook pois a rede é um local onde ocorre grande parte de sua vida social.
A pesquisa mostra que o uso do Twitter entre os adolescentes tem crescido, passando de 16% em 2011 para 24% atualmente. Os jovens no Facebook têm, em média, 300 amigos, enquanto no Twitter a média de seguidores é 79, indica o estudo.
O estudo diz ainda que 60% dos adolescentes mantêm seus perfis privados no Facebook, e a maioria afirma ter confiança em sua capacidade de gerenciar suas configurações de privacidade. Os jovens, no entanto, não expressam preocupações com os dados pessoais coletados por aplicativos de terceiros na rede social: apenas 9% dizem estar muito preocupados com o acesso às suas informações por desenvolvedores.