Para ter uma ideia da importância do ato de brincar na construção do conhecimento é preciso que se observe uma criança brincando
Neste domingo, dia 26 de maio, a Caravana da Alegria “Bibi FomFom” do projeto Primeiríssima Infância alegrará a manhã das crianças do distrito de Simonsen. O ônibus cheinho de alegria, educação e muito diversão estará na praça da Matriz de Simonsen a partir das 8h30.
No mês em que se comemora a Semana Mundial do Brincar, última semana do mês de maio, a coordenadora do Programa Primeiríssima Infância em Votuporanga e assessora pedagógica da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo do município, Luzia Zirundi Figueira, diz que brincar é um direito da criança. “Estudos relatam que o brincar é uma atividade própria da criança, é sua forma de estar diante do mundo social e físico e interagir com ele, é a porta pela qual entra o contato com outras pessoas, o instrumento para a construção coletiva do conhecimento. Podemos observar então, a necessidade de possibilitar brincadeira, pois a criança necessita brincar para ela mesma, para desenvolver-se, para construir conhecimentos, expressar emoções, entender o mundo que chega até ela. Podemos afirmar que a criança tem necessidade e o direito de brincar”, argumenta Luzia.
Para ter uma ideia da importância do ato de brincar na construção do conhecimento é preciso que se observe uma criança brincando. “É possível aprender muito desta observação. Brincando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade, recria situações do cotidiano e experimenta sentimentos básicos, destaca.
De acordo com Luzia, no caso de um bebê, mesmo que ainda não engatinha, é preciso deixar que ele demostre interesse em alguma coisa para brincar e não impor brinquedos que julgamos corretos.“Uma técnica muito simples é colocar um cestinho perto do alcance da mão do bebê com objetos diversos dentro. Veremos o bebê olhar e escolher alguma coisa. Quando ele escolhe e pega, significa que ele pensou e se interessou. Somente depois da escolha o adulto pode participar da brincadeira”, explica. “Para a criança, brincar é tão importante quanto dormir e se alimentar”, concluiu a coordenadora.