André Dahmer e Alexandra Moraes fazem a roda de conversa; também terá apresentação de dança da Almagêmea
Jociene Ferreira
a.cidade@terra.com.br
As histórias contadas pelos desenhos e quadrinhos marcam o último dia do Fliv (Festival Literário de Votuporanga), hoje, às 19h30, quando acontecerá a roda de conversa com os quadrinistas André Dahmer e Alexandra Moraes. Na mediação da roda de conversa, o cartunista Orlandeli, de Rio Preto. Com certeza, será uma atividade que renderá momentos bem humorados.
André e Alexandra estão hoje entre os mais citados autores de tirinhas na mídia web. Autores de divertidas narrativas, fazem, por meio do desenho, uma verdadeira crônica da vida contemporânea.
Jornalista e quadrinista, Alexandra criou, em 2009, a série “O Pintinho: Mais Um Filho de Mãe Brasileira”. É editora-adjunta digital do caderno "Ilustrada", da “Folha de S. Paulo”. Já André é criador dos personagens “Malvados” e “Rei Emir”. Artista de traço livre e texto preciso, entre girassóis e castelos, ele cria, recria e inova sobre os costumes diários e questionamentos da sociedade. Suas criações já apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1, na “Folha de S. Paulo”, nas revistas “Sexy Premium”, “Piauí” e “Caros Amigos”. Uma das suas tiras foi usada no tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011.
Outro artista do traço, Orlandeli é publicitário, cartunista e ilustrador, sendo suas principais criações os quadrinhos “Grump” e “SIC”. Também publica suas tiras no jornal “Diário da Região”.
Maratona literária
A maratona cultural do Fliv 2013 chega à reta final hoje. Desde o dia 30 de abril, o festival literário mudou a rotina dos votuporanguenses, proporcionando arte, cultura e educação em uma estrutura especialmente montada em frente ao Centro de Convenções, na Avenida dos Bancários.
Realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e pela Associação Zequinha de Abreu, o Fliv pretende atrair um público de 40 mil pessoas neste ano, quando o evento ganhou novo espaço e mais quatro dias de realização.
O Pavilhão será aberto nesta sexta-feira às 7h30, recebendo caravanas de escolas de Votuporanga e do noroeste paulista. Neste ano, o Festival recebeu visitas de estudantes de mais de 30 cidades da região.
Para recepcionar os visitantes, os artistas Álvaro Rovares, Kleber Novaes e Aline Alencar promovem sessões de contação de histórias. Já a cantora Jussara Beloni faz apresentações de cantação de histórias. As crianças ainda podem se divertir na Brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom, que estará à disposição das 19h às 22h, na avenida dos Bancários.
O Fliv 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, TV Tem e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural).
Dança em cena
Hoje, às 21h, acontecerá a última apresentação da primeira edição da Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, no palco da Avenida dos Bancários. O espetáculo “Era Uma Vez...”, da Almagêmea, de Votuporanga, volta ao palco para mais uma apresentação.
Inspirado no universo mágico da literatura, o espetáculo da Almagêmea passeia por diferentes histórias e diferentes estilos de dança, tais como balé clássico, balé contemporâneo, jazz, sapateado, flamenco e hip hop. A direção é de Amanda e Helen Borim.
A 1ª Mostra Internacional da Dança de Votuporanga tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo.