“Amor à Vida” estreia na próxima segunda-feira e conta a história de personagens que poderiam ser reais
Como o próprio nome “denuncia”, o amor será o tema principal do folhetim que a Globo estreia nesta segunda-feira, dia 20 de maio. “Amor à Vida” contará a saga de vários personagens, cujas vidas foram permeadas por atitudes movidas pelo amor, em suas mais diversas manifestações, em especial, será focado os relacionamentos familiares; das mais tradicionais às formações contemporâneas, o combustível principal que sustenta essas relações é o amor. É ele quem justifica e alimenta segredos, romances, intrigas e confusões. É sempre o amor, dosado em medidas tão distintas que pode ser confundido com ódio, ciúme ou paixão.
Grande parte do enredo acontecerá no Hospital San Magno, propriedade da família Khoury. Trata-se de uma instituição luxuosa, além do tratamento oferecido em diversas especialidades, dedica-se a pesquisas clínicas e tem um diferencial, atende também àqueles que não têm dinheiro para pagar os tratamentos e remédios. Isto é motivo de séria divergência na poderosa família.
Casados, César Khoury (Antonio Fagundes) e Pilar (Susana Vieira) são pais de dois filhos, Félix (Mateus Solano) e Paloma (Paolla Oliveira). A família é bem-sucedida financeiramente e, para quem não os conhece de perto, representam o modelo perfeito de relações afetivas. Mas, a realidade é bem diferente.
Félix é o “queridinho” da mamãe. Filho mais velho do casal, não tem muito a aprovação do pai em suas atitudes, mas recebe um irracional apoio materno. Félix ama a si mesmo, sentimento proporcional à sua falta de caráter. Para ele, somente uma pessoa seria capaz de atrapalhar os seus planos: a irmã Paloma.
Paloma gostaria de ser amada pela mãe do mesmo jeito que é amada pelo pai e que pensa ser amada por Félix. Mas a relação com Pilar vem sempre sustentada por muita tensão. Já com César, a afinidade é total. Ela é honesta com o irmão, enquanto que ele mente, manipula e, no fundo, a odeia.
A história começa há mais de dez anos, quando os Khoury viajam ao Peru para comemorar um momento importante na vida de Paloma: o ingresso no curso de Medicina. É lá onde as relações são colocadas à prova. Félix aproveita para dar a cartada que acredita ser definitiva para o rompimento de Paloma com os pais. Embora não tenha provas concretas, ele acredita que Paloma foi adotada por Pilar e César. E é com este trunfo que ele tira a irmã do eixo. Depois de saber da suposta verdade, Paloma joga tudo para o alto.
Paloma, dona de uma personalidade que reúne ímpeto e leveza, resolve reescrever sua trajetória após o rompimento familiar. Abalada, decide seguir o seu coração quando, ainda no Peru, conhece Ninho (Juliano Cazarré). Eles se apaixonam e vivem intensamente esse sentimento. Enamorados e sem um tostão no bolso, se aventuram, conhecem pessoas e lugares diferentes. Exploram o Peru e partem para a Bolívia. Eles se bastam, se amam. Paloma engravida e a chegada de um bebê faz a jovem colocar os pés no chão e o casal decide voltar ao Brasil.
A saída da Bolívia transforma-se numa tentativa frustrada do casal. Sem recursos, Ninho arrisca-se para conseguir dinheiro para viajar e aceita transportar, colado ao próprio corpo, droga para o Brasil. Mas é preso ainda no aeroporto. Ela consegue embarcar para São Paulo, com o coração partido, sem entender o que deixou para trás.
Félix reúne uma lista enorme de defeitos em seu caráter. Mesmo mantendo um bom relacionamento com a mãe, Pilar, Félix não dá ponto sem nó. Ela é o seu principal instrumento para conseguir chegar onde quer, embora Pilar não compactue racionalmente com as reais intenções do filho.
Casado com Edith (Bárbara Paz), Félix consegue a façanha de sustentar um relacionamento de fachada, inclusive para a sua esposa. O que ele sente passa bem longe de ser amor, especialmente do amor que une homem e mulher. Mas Félix sabe que essa união com Edith pode ajudá-lo a convencer o pai, César (Antonio Fagundes), de que é a pessoa certa para assumir o Hospital San Magno, que pertence à família. Ele quer ser o filho perfeito com a família ideal. E por isso, como nunca conseguiu ter filhos, Félix concordou em adotar Jonathan (Thales Cabral).
Tirar a irmã, Paloma de seu caminho é uma preocupação constante. No Peru, acreditou ter feito tudo certo para afastá-la de vez da família. Ele não esperava que ela voltasse ao Brasil. Muito menos esperando um filho. Félix teme que o bebê seja o vínculo que reaproximará Paloma dos pais. Além de ser mais um herdeiro na disputa pelo San Magno.
De volta ao Brasil, Paloma acredita que a única pessoa em quem pode confiar é o irmão. Frio e calculista, ele planeja o futuro de Paloma sem que ela perceba a jogada. No fundo, ele vai tentar, mais uma vez, mantê-la distante.
Félix consegue libertar Ninho e o reaproxima de Paloma, articulando uma nova fuga da irmã, para que o bebê nasça bem longe da mansão dos Khoury.
Após uma discussão em um bar, Ninho deixa Paloma e, sozinha, ela dá à luz uma menina. O parto acontece em condições precárias. Mãe e filha ficam em apuros. Com a ajuda de uma desconhecida, e sem que ninguém da sua família saiba onde está, Paloma perde os sentidos e desmaia, sem ver a filha viva. O destino acaba colaborando com os planos de Félix. Ele é o único a ficar sabendo onde Paloma está e vai ao seu encontro. Ele não faz ideia de que a sua sobrinha já nasceu. E, ao ver a criança ao lado da irmã desacordada, não pensa duas vezes: separa mãe e filha. O bebê é deixado por Félix em uma caçamba de lixo bem em frente ao San Magno.
É quando Bruno (Malvino Salvador) ouve a menina chorar e a salva da morte que a história de “Amor à Vida” realmente começa. O destino colocará Paloma no caminho de Bruno e de Paula (Klara Castanho) por quem ela sentirá uma espécie de “amor à primeira vista” e uma afinidade aparentemente inexplicável.
A história escrita por Walcyr Carrasco tem ingredientes de um dramalhão mexicano e promete agradar, afinal esta fórmula já se mostrou boa de audiência em outras emissoras. E liderar os índices do Ibope é tudo o que a Globo quer.
Quem É Quem ?!
- Paloma (Paolla Oliveira) – Pediatra, filha de Pilar e César, vive em conflito com a mãe. Paloma tem personalidade intensa, em uma mistura de doçura e rebeldia.
Félix (Matheus Solano) – Irmão de Paloma, é o grande vilão da história. Invejoso, ferino, rancoroso, Félix sabe ser manipulador.
Ninho (Juliano Cazarré) – Charmoso, de caráter elástico, vive com um pé na marginalidade.
Pilar (Suzana Vieira) – Charmosa, anda sempre muito bem vestida. É ldolatrada pelo filho e tem uma relação tensa com a filha. De origem pobre, dá valor a tudo o que tem hoje.
César (Antônio Fagundes) – Pai de Paloma e de Félix . Clínico geral, César é um homem calmo, ponderado e tradicional, dedicado à Medicina.
Edith (Bárbara Paz) – É estilista e tem um estilo sofisticado. Edith é materialista. Casou-se com Félix sem saber quem é o marido de verdade.
Tamara (Rosamaria Murtinho) – Socialite decadente, ela é uma mulher amargurada.
Jonathan (Thales Cabral) – Filho adotivo de Félix e Edith. É um menino introspectivo e um tanto rebelde. Vive em atrito com o pai.
Bruno (Malvino Salvador) – Filho de Ordália (Eliane Giardini) e Denizard (Fúlvio Stefanini). Realista e batalhador, Bruno dedica-se exclusivamente à filha, Paula (Klara Castanho).
Paula (Klara Castanho) – Não é filha biológica de Bruno, mas pouquíssimas pessoas sabem disso. Ela tem um ótimo relacionamento com o pai.
Ordália (Eliane Giardini) – Auxiliar de enfermagem, Ordália trabalha no Hospital San Magno. É mãe de quatro filhos e luta para melhorar a vida de todos eles.
Denizard (Fúlvio Stefanini) – Moralista e humilde, Denizard lutou com a esposa, Ordália para criar os filhos. Ama a sua família.
Bernarda (Nathalia Timberg) – Mãe de Pilar; viúva batalhadora, é uma mulher prática e objetiva. Enxerga a verdadeira personalidade de Félix.
Linda (Bruna Linzmeyer) – Linda tem autismo. A menina é amável e vive com os pais, Neide (Sandra Corveloni) e Amadeu (Genézio de Barros).
Lutero (Ary Fontoura) – Já foi um famoso cardiologista. Luta para se manter na profissão, apesar das limitações da idade.
Glauce (Leona Cavalli) – Obstetra, Glauce é apaixonada por Bruno Por amor, se tornará peça-chave do segredo que une Bruno e Paula.
Perséfone (Fabiana Carla) – Enfermeira-chefe, ela é muito divertida. Sonha em encontrar um amor de verdade.
Eron (Marcello Antony) – Advogado, vive com Niko. Já foi casado com uma mulher antes de se relacionar com Niko.
Niko (Thiago Fragoso) – Sensível, tem um relacionamento com Eron . É o dono de um restaurante.