Hoje, o sacerdote é pároco da paróquia Santa Anastácia, na cidade italiana de Buddusò, na Ilha de Sardenha
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
O queridíssimo padre italiano Nino Carta vai celebrar missa em ação de graças pelos seus 50 anos de ordenação sacerdotal, hoje, às 19h, na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Votuporanga. A missa será concelebrada pelo padre Gilmar Margotto, pároco da matriz.
Uma liturgia especial está sendo organizada para esta celebração, de forma a relembrar os momentos vividos pelo padre Nino em Votuporanga.
“Passaram-se já 50 anos do dia 15 de agosto de 1.963, no qual Dom Francisco Cogoni me ordenou presbítero na Cadredal de Oziero (Sardenha, Itália). Me apercebi logo que daquele momento em diante eu não me pertencia mais: eu era de Deus, consagrado a Ele, Sua posse! Para celebrar este dom de Deus na minha vida, depois de 50 anos, pensei de convidar todos os amigos do Brasil para agradecer comigo. Por isso, espero quem puder na igreja matriz. Quem não puder, vai rezando aonde estiver: a oração não tem limites de tempo e de lugar”, diz o padre em seu convite à comunidade.
Após a missa, padre Nino recepcionará a comunidade em um jantar, que será no Centro Social, na rua Tibagi, nº 3071, a partir das 21h. Os ingressos já estão esgotados.
Hoje, o sacerdote é pároco da paróquia Santa Anastácia, na cidade italiana de Buddusò, na Ilha de Sardenha, está no Brasil para alguns dias de férias e coordena o Retiro Anual da Associação de Leigos Consagrados Comunhão e Missão. Esta associação foi fundada por ele em 1982 e está presente nas cidades de Mirassol, Rio Preto, Caraguatatuba, Ubatuba, Votuporanga, Caxito (Angola) e Buddusò (Itália).
Padre Nino
Nascido Pietro Saturnino Carta, na Itália, padre Nino como é carinhosamente chamado, foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1963. Esteve a frente da paróquia Nossa Senhora Aparecida entre os anos de 1983 e 1991, sendo o primeiro pároco após a saída dos freis capuchinhos. Nos quase oito anos em que esteve em Votuporanga, padre Nino, italiano de nascença, mas brasileiro de coração, cativou os fiéis votuporanguenses que lotavam a igreja matriz para ouvir as homilias e as músicas cantadas e tocadas pelo sacerdote.
Padre Nino Carta foi um grande incentivador das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), dividindo o território paroquial em pequenas comunidades de forma a levar a igreja mais perto das casas dos fiéis. Preocupado com a juventude, criou a Pastoral do Menor. Grande comunicador, deu início as transmissões do programa de rádio “Bondade é Notícia” e da Santa Missa dominical na TV. Apaixonado pelo futebol, a exemplo do frei Arnaldo, padre Nino não perdia um jogo da Votuporanguense. Visando o despertar vocacional de muitos jovens, o sacerdote criou um seminário paroquial, sendo uma etapa de amadurecimento antes da ida dos vocacionados para o seminário diocesano. Esta experiência deu à igreja novos padres, como o padre Gilmar Margotto, Jair de Marchi, Leonel, Leonildo, entre outros. O nome da Livraria Católica votuporanguense “Mamma Pasqua” é uma homenagem à mãe do padre Nino.