Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
“O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”. Essa frase, escrita pelo famoso autor americano Robert Collie, define bem a árdua trilha a ser percorrida para alcançar o sucesso, seja ele pessoal ou profissional.
Porém, antes de chegar aonde se quer chegar, é preciso saber como será feita a jornada, ou seja: para que você seja um profissional de sucesso é necessário que primeiro você saiba que tipo de profissional deseja ser. E é exatamente nesse ponto que o autoconhecimento se torna tão importante.
Estar satisfeito com a sua área de atuação e com o seu campo de trabalho dentro dela é essencial para a escalada rumo ao sucesso. Quando você trabalha com o que gosta e com o que tem habilidade, o trabalho torna-se prazeroso e o desejo de se empenhar para produzir resultados cada vez melhores é muito mais forte.
Por isso, é necessário que você entenda o real significado que a sua posição dentro do seu trabalho tem para você. Além disso, é preciso conhecer de fato quais as suas principais habilidades e, mais do que isso, reconhecer e aceitar suas fraquezas, mas sem adotar uma postura passiva diante delas.
Os seus erros e pontos fracos podem ser uma grande fonte de aprendizado se você souber como aproveitá-los da maneira correta. Assim, trabalhar bem a autoaceitação, compreendendo como você se enxerga e se sente em relação a si mesmo, é um dos primeiros passos para o autoconhecimento e, consequentemente, para a plenitude do desenvolvimento e crescimento profissional.
Um outro ponto muito importante é o desenvolvimento e estimulação de bons hábitos. Você com certeza tem hábitos muito positivos e outros não tão bons assim, que poderiam ser aprimorados ou até mesmo abandonados. Mas fato é, que eles se tornam tão automáticos que nem sempre é fácil perceber exatamente quais são os costumes que estão mais presentes no dia a dia. Identificá-los é imprescindível e, mais uma vez, isso só é possível quando você se conhece muito bem.
É somente a partir da identificação de padrões que é possível mudá-los ou reforçá-los e, acredite, bons hábitos com certeza vão ser uma importante forma de alavancar a sua carreira profissional, afinal, eles são instrumentos muito úteis na otimização do seu tempo, além de serem um ótimo caminho na construção de novos conhecimentos e de novas habilidades.
Além de tudo isso, é necessário que você entenda que é o principal responsável pelas suas falhas e pelos seus sucessos. Em diversos momentos, a tendência de culpar o outro pelo que não deu certo acaba sendo recorrente e as suas próprias falhas passam a ser ignoradas. Esse comportamento é prejudicial tanto para o seu desenvolvimento pessoal quanto para o ambiente e para as relações de trabalho, porque acaba criando conflitos e atritos que não deveriam existir.
Por isso, o profissional que possui um bom autoconhecimento, ou seja, que entende que suas falhas existem, que ele é responsável por elas e que elas podem acontecer em um momento de descuido, evita esse tipo de situação desconfortável já que, ao invés de criar desculpas, assume a responsabilidade para si e procura maneiras de resolver o problema.
Mas não é só em momentos de perceber suas falhas que o autoconhecimento é importante. Reconhecer o próprio sucesso e mais, compreender que ele é fruto do seu próprio esforço é necessário. Isso acontece porque a sensação de prazer decorrente de atos que você mesmo realizou funciona como um mecanismo de recompensa, que impulsiona para que você sempre procure se empenhar mais e mais nas suas tarefas.
Dito isso, separamos para você algumas dicas de exercícios práticos para que você possa trabalhar o seu autoconhecimento.
Dicas para trabalhar o autoconhecimento
1. Conhecer o seu tipo de personalidade — o seu tipo de personalidade diz muito sobre você, ele se relaciona fortemente com os seus pontos positivos e negativos de forma que saber qual é o seu pode ser uma ferramenta importante na busca por conhecer a si mesmo.
2. Trabalhar sua consciência na linguagem corporal — a forma como você se porta é a primeira mensagem que você passa para um cliente ou para um empregador. Por isso, portar-se bem e imperativamente nos ambientes é muito importante para passar uma sensação de confiança para o seu interlocutor. Mas não é exatamente a coisa mais fácil do mundo perceber como você está se portando, não é mesmo?
3. Solicite um feedback regularmente — é muito importante ter um feedback construtivo de alguém que você respeita, seja seu chefe ou aquele colega de trabalho com mais experiência. Isso acontece porque, mesmo com muita reflexão e autoconhecimento, alguns pontos podem passar despercebidos ao seu próprio julgamento e a visão de alguém externo à situação pode ser valiosa.
Pode parecer muita coisa, mas o autoconhecimento é um campo amplo que merece ser trabalhado por todos aqueles que buscam de fato construir uma carreira de sucesso