Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Caro leitor, é uma honra poder encontrar você aqui mais uma vez!
Neste mês de novembro temos a campanha do Novembro Azul, tempo de prevenção, de cuidar-se.
Você sabia que mais de 15 mil homens por ano são vítimas fatais do câncer de próstata? E que existe 90% de chance de cura se o câncer for descoberto precocemente?
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens com 50 anos ou mais devem procurar um profissional especializado para avaliação individualizada. Você, homem, já marcou a sua consulta?
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a prevenção pode ocorrer de várias maneiras, entre elas, separei seis para você:
- Dieta rica em frutas, legumes, grãos e cereais integrais;
- Fazendo 30 minutos de atividade física diária;
- Mantendo o seu peso adequado à altura;
- Com a prevenção e tratamento de hipertensão, diabetes e colesterol;
- Diminuindo o consumo de álcool;
- Não fumando.
Agora, trazendo para nossa troca semanal, que tal você pensar na sua posição de homem, de ser humano, além da prevenção, de olhar os fatores, o que mais você pode fazer?
Que tal refletirmos hoje sobre o seu autoconhecimento? Vamos para algumas reflexões?
- Quanto você se sente feliz na sua vida?
- Sua postura diante da vida reflete a sua essência?
- Traz consigo culpas?
- Quanto você está sendo violento consigo e com os outros?
- Quais são seus medos?
Os homens na maioria das vezes
acham que não é preciso se olhar, se cuidar, se escutar. Só para lembrar, vocês não precisam ser fortes o tempo todo! Pode se mostrar vulnerável, isso não tira sua masculinidade.
Todos nós temos dentro de nós a energia das polaridades (feminino e masculino) e precisamos olhar para ela e trazer essa integração que cura e traz saúde.
- O feminino, yin, anima, Shakti. O lado direito do cérebro, o estrogênio, o sentimento, os relacionamentos, a intuição, a nutrição. Se distorcido aparece como a vitimização, a carência, a dependência, a manipulação,
- O masculino, yang, animus, Shiva. O lado esquerdo do cérebro, a testosterona, o pensamento, o intelecto, a direção. Se distorcido aparece como agressividade, arrogância, insensibilidade, fome de poder.
Como estão essas energias em você? Acredite, olhar para dentro pode lhe conectar com essas forças e manter o equilíbrio dinâmico.
Contribuir para a sua vida é além de se cuidar, respeitar os seus limites, se desapegar do controle de tudo. Esse momento de pandemia que o mundo passou mostrou que ninguém tem o controle de nada, que tudo está interligado e é uma construção conjunta. Quem sabe você pode até tirar a roupa do Super-Homem? Sabe, você pode ser vulnerável. Brené Brown, estudiosa do assunto, diz que é preciso aceitar os limites e os medos, abraçá-los e incorporá-los. Só assim o ser humano consegue se sentir seguro e agir com coragem.
Contribuir para a sua vida é trazer a amorosidade, a paciência, o bom humor, a delicadeza, as características do feminino que há em você.
Contribuir para a vida é se colocar na postura de adulto, vazio de verdades. Você homem é forte sendo consciente, sendo você!
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Esta semana observa a sua posição: está contribuindo para a vida?
Use o mês de novembro para olhar para a sua saúde de forma integral. Cuide-se. Contribuia para a vida é assumindo a beleza de ser homem.
Seja você por onde passar, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores e um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +