Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja bem-vindo ao nosso último encontro de 2021. Foram 52 encontros de conhecimento, autoconhecimento e troca rumo ao nosso mais! Agradeço por você estar comigo nessa caminhada: POR UM EU MELHOR, AS PESSOAS À NOSSA VOLTA MELHORES, UM MUNDO MELHOR!
Vamos fazer uma retrospectiva?
Começamos o ano de 2021 falando sobre ajudar e agir, sobre a importância do aprendizado a cada dia, sobre a mudança de paradigmas. Discutimos sobre o mundo VUCA (Volatily/Volátil; Uncertainty/Incerto; Complexity/Complexo; Ambiguity/Ambíguo), BANI (Brittle/Frágil, Anxious/Ansioso, Non-Linear /Não linear, Incomprehensible /Incompreensível) e sobre a importância da inteligência emocional para enfrentarmos os desafios diários. Mergulhamos profundamente no seu empreendedorismo, na sua liderança integral: pessoal e profissional andam juntos, pois você é você onde estiver.
Debatemos sobre o sucesso e sobre a ética. Ah… a ética! Como ela permeia tudo, ela nos humaniza quando passamos pela tríade: indivíduo, sociedade e espécie, como destaca o antropólogo Edgar Morin.
Conversamos com o nosso coração, repetimos muitas vezes sobre o autocuidado com tudo que chega até nós, nossas células “escutam” tudo! Sim, descobrimos nos nossos estudos que podemos escolher para nossa vida coisas que nos permitam ter uma longevidade saudável, aliás, até combinamos de que daqui a 20 anos estaremos melhores do que estamos hoje.
Sim, nos nossos encontros falamos de saúde. Pois ao adentrar nos estudos das habilidades humanas, nos olhar, nos autoconhecer, refletir, filosofar, a saúde melhora. Quando mudamos nossa forma de ver o mundo a partir do nosso lugar, tudo muda.
Destacamos muito essa integralidade de corpo, mente e alma. Hipócrates, o grande filósofo e médico, já dizia: “Que o teu alimento seja o teu remédio, e que o teu remédio seja o teu alimento”. Lembre-se “alimento” não é somente o que entra por sua boca, mas também o que você vê, sente, escuta, cheira, vive, é tudo que chega até você.
Tivemos diálogos profundos sobre negociação, parcerias, trabalho híbrido, carreira, negócios, cultura na vida e na empresa, símbolos, resultados…
Foram muitos assuntos, mas em todos eles o ser humano esteve no centro, pois tudo começa em você e termina em você.
Você é um ser divino e único, o qual veio aqui para cumprir o seu propósito! Estamos aqui para fazer um mundo melhor, e cada um de nós é uma peça desse grande quebra cabeça que é a vida. Estamos todos interligados, por isso, quando um é afetado, todos somos; quando um cresce, todos crescemos, acredite! A vida é feita sempre na tríade: você, o outro e o todo. Ela é uma teia que tecemos juntos.
Fechamos um ciclo hoje, a propósito, os ciclos e a natureza foram temas que nos aprofundamos, pois, a sabedoria maior vem do simples, vem apenas de observarmos a grande mãe, a natureza. Faço o convite para que você feche esse ciclo, e se prepare para o próximo como “humano” que é.
Sua lista de desejos de ter e fazer, deve ter o objetivo no SER.
Quem você escolhe ser em 2022?
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Faça um balanço do seu ano, sem julgamentos, pois o erro faz parte do aprendizado. Anote os pontos relevantes realizados e não realizados. Registre sobre as suas colheitas e sobre as causas do que não floriu. Perceba (o segredo aqui é somente se perceber). Depois de ter o seu balanço em mãos (sugiro que você escreva, pois, a escrita é transformadora), minha sugestão é que você passe por nossa tríade da liderança integral com essa pergunta:
1. O que está certo em relação a você mesmo?
2. O que está certo em relação aos seus relacionamentos?
3. O que está certo em relação ao seu trabalho?
Diante das suas percepções, fique com a pergunta: o ano é novo, e você, quem escolhe ser?
Que venha 2022, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +