Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia caro leitor! Tudo bem com você? Vamos aproveitar o clima de início de ano para falar mais um pouco sobre as metas que você está há anos tentando realizar e não consegue. Também queremos aqui te motivar a mudar a forma de agir diante dos desafios, para que esse possa ser, de fato, um ano de realizações na sua vida. Todos os anos é a mesma coisa: as pessoas se preocupam com a cor da roupa do reveillón, com a quantidade de ondas que vai pular, com o lugar que estarão. Mas, fato é que, poucas pessoas conseguem realizar seus sonhos porque são poucas que se comprometem verdadeiramente com o que querem ser e colocam isso em prática na rotina.
Não é fácil recusar a mediocridade, sair do “modo automático”, principalmente porque somos muito influenciados pelo contexto que estamos inseridos: os lugares que frequentamos, as pessoas que estão ao redor. E a grande verdade é que você será julgado por estar tentando, muitas vezes pelas pessoas que você mais ama e mais convive. Experimente começar a cuidar de si mesmo, da sua saúde: sempre haverá alguém dizendo que você não precisa fazer dieta, que é exagero fazer atividade física todos os dias, que você já está bem o suficiente e que não deveria resistir àquelas guloseimas. Experimente dizer que não vai no happy hour essa semana porque quer economizar, e você terá um monte de gente dizendo que a vida é agora e você está sendo um grande trouxa por deixar de “aproveitá-la”, que guardar dinheiro é besteira, etc.
E é dessa forma que sua vida passa, em um looping infernal, e você nem vê. É assim que você vive um ano após o outro se preocupando com a fatura do cartão de crédito, comprando menos do que gostaria, realizando menos do que gostaria e se conformando com a realidade que você escolheu não mudar. Mudar é escolha: está sob o seu poder todos os dias. É por isso que suas metas devem focar no processo e não no resultado: o que você fará dia após dia para fazer sobrar dinheiro? Como vai fazer renda extra? Como organizou seu orçamento para atingir esse objetivo? Quais compras terá que diminuir para conseguir?
Se o objetivo é guardar dinheiro, começar a investir, criar liberdade financeira: foque no processo. Nada disso será possível sem organizar um orçamento. Se o orçamento está feito, é hora de colocá-lo em prática: anotar os gastos diariamente, acompanhar as despesas semanais, controlar o cartão de crédito, segurar os impulsos de compra. Nada se realizará enquanto você ficar esperando um milagre externo acontecer: não é culpa das estrelas, nem do universo, nem do seu signo. É uma escolha SUA. Uma escolha diária.
Outro ponto sobre metas é: você não vai enriquecer, ficar fitness e saudável e fazer tudo o que não fez até agora em um único ano. Escolha três metas importantes e foque nessas três, porque se você colocar muitas coisas ao mesmo tempo, possivelmente não fará nenhuma. Destaque três coisas importantes que você precisa realizar e foque nessas três. Transforme-as em processo: como isso ocorre no seu dia a dia? Como isso entra na sua rotina? É só dessa forma que você vai conseguir tirar seus planos do papel.
Por último, mas não menos importante: faça o que se propôs. Faça todos os dias. Algumas coisas, conte até três e faça, sem pensar muito. Você já planejou, agora é só colocar em prática. Deixe a preguiça de lado e faça. Isso é ter metas funcionais que vão te ajudar a ter uma vida mais feliz e com mais qualidade: é você quem faz, dia após dia.