Após ouvir as manifestações recentes de nossos líderes, em diferentes níveis de governo, nos lembramos de uma frase que representa o momento vivodoa: “Nós fomos dotados de dois ouvidos para melhor ouvir o que nos é dito; temos dois olhos para poder ver o que não foi suficientemente tornado claro pelas falas (lemos diferentes posicionamentos) e; apenas uma boca para manifestar nossos pensamentos”.
Resumindo: Deus deu ao homem dois ouvidos, dois olhos e uma boca para vermos e ouvirmos duas vezes mais do que falamos (Sabedoria oriental).
Nos últimos tempos percebemos que muitos estão primeiro falando, e muito, antes mesmo de meditar sobre que vocifera ou mesmo sem qualquer apropriação de informações ou saberes sobre o que fala de forma irresponsável.
Temos um presidente, legitimamente eleito pelo voto popular, extrapolando seus poderes legais em prol de visões desprovidas de sustentação científica ou mesmo de lógica minimamente compreensível. Quando criança ouvia de meus pais e avós que “em boca fechada não entram mosquitos”.
É necessário que nossos líderes e formadores de opinião assumam posicionamentos frente às aberrações que são cometidas, em falas desprovidas de sustentação, por tais supostos líderes. A sociedade merece atenções dignas, éticas e socialmente responsáveis, não o que assistimos com as constantes agressões à nossa conquistada democracia.