Em meio às comemorações de final de ano, aquelas que todas e todos pensam, imaginam e desejam muitas felicidades aos seus amigos e amores, recebi uma que me fez meditar sobre o que o passado nos ensinou para um futuro melhor. Afinal, não é exatamente este o desejo comum a todos e todas na virada. Vamos virar então!!!
A mensagem
“Uma das diferenças mais importantes entre humanos e animais é que os animais não permitem que o mais idiota se torne o líder da matilha”.
Inicialmente já lhes peço desculpas por usar uma verdade do mundo animal para buscar correspondências na vida humana.
Certamente, foram inúmeras as vezes que tivemos alguns supostos líderes de humanos que se demonstraram perfeitos idiotas na condução dos destinos em suas comunidades. Nós, todos nós, não nos preocupamos em desenvolver ações para o surgimento e desenvolvimento de líderes que, de fato, saibam liderar e não corromper ou subordinar pessoas aos seus desejos. Tais personagens apenas se apropriam do poder para impedir que outros, os mais capacitados, atinjam postos de liderança pois, de fato, buscam apenas a manutenção de seu status de poder. Basta lembrar da recomendação recorrente de como agir perante o chefe autoritário quando deve a ele apresentar uma nova ideia. “Chefe que ideia maravilhosa o senhor teve com .... e aí conte a sua ideia”.
Em nosso tempo atual (anos de pandemia) tivemos inúmeros exemplos desastrosos de escolha dos menos competentes e éticos para liderarem ações que salvariam vidas.
Muito distinto dos animais, que precisam esperar pela deposição do líder por outro mais vigoroso e forte e jovem para liderar a matilha, temos a força de nossos sufrágios. Mas, diferente dos animais, somos frágeis e suscetíveis à corrupção e ao descaso com a coisa pública que, enfim, nos parece muito distante e inconveniente adentrar e assumir a ação política.
E, vou lhes provocar com outra passagem, também recebida nas comemorações de final de ano.
O jumento disse ao leopardo:
- “A relva é azul “.
O leopardo respondeu:
- “Não, a relva é verde.”
A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-lo à arbitragem, e por isto foram diante do leão, o Rei da Selva. Já antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o jumento começou a gritar:
- “Sua Alteza, é verdade que a relva é azul?”.
O leão respondeu:
- “Verdade, a relva é azul.”
O jumento se apressou e continuou:
- “O leopardo discorda, me contradiz e aborrece-me, por favor puna-o.”
O rei então declarou:
- “O leopardo será punido com 5 anos de silêncio.”
O jumento saltou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo:
- “A relva é azul “...
O leopardo aceitou seu castigo, mas antes ele perguntou ao leão:
- “Sua Majestade, por que me castigou? Afinal, a relva é verde.”
O leão respondeu:
- “Na verdade, a relva é verde.”
O leopardo perguntou:
- “Então porque é que me castigou?”.
O leão respondeu:
- “Isso não tem nada a ver com a questão de saber se a relva é azul ou verde. O castigo é porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um jumento, e ainda por cima venha me incomodar com essa questão.”
A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fanático que não se importa com a verdade ou a realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Nunca desperdice tempo com argumentos que não fazem sentido...
Existem pessoas que, por mais provas e provas que apresentamos a elas, não estão na capacidade de entender, e outras são cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e tudo o que eles querem é ter razão mesmo sem ter.
Quando a ignorância grita, a inteligência fica em silêncio.
Sua paz e sossego valem mais, muito mais?
Mera coincidência, ou não ????