Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
O que é autoestima?
É a soma da autoconfiança com o autorrespeito
Consequências de uma boa autoestima:
Nos convencemos que somos capazes e merecedores das nossas mais altas vitórias. Expandimos nossa capacidade de ser feliz.
DICAS PARA ELEVAR A AUTOESTIMA NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL:
01.VIVER RESPONSAVELMENTE: Devemos assumir plenamente a responsabilidade por conquistar o que almejamos. Nada de esperar pelos outros para realizar nossos sonhos, ou seja, devemos aceitar a responsabilidade da nossa própria existência. A auto responsabilidade permite perceber que somos responsáveis pelas nossas escolhas e atos, pela maneira como organizamos o tempo, pelo nível de consciência exigidos no trabalho, pelas relações que optamos entrar e manter, pela maneira como tratamos as outras pessoas (o companheiro (a), filhos, pais, amigos, colegas, chefes e subordinados),enfim, somos o principal agente da nossa existência, a partir dessa consciência geramos uma autoestima saudável.
02.SER VERDADEIRO: Uma boa autoestima exige congruência. Quando vivemos diferentemente do que somos e sentimos, estamos enganando os outros e a nós mesmos. Indicando com isto que nos rejeitamos. A auto-rejeição nos leva a mascarar as nossas capacidades além de impedir a identificação das nossas possíveis dificuldades. Se tivermos a coragem de deixar que os outros vejam o que somos, vamos reconhecer os nossos valores.
03. COMPARTILHE SUAS CONQUISTAS: Toda vez que dividimos com os outros as nossas conquistas, intimamente estamos reforçando nossas capacidades. Quando ao contrário, guardamos de forma egoísta nossas realizações, estamos muitas vezes manifestando um comportamento de medo, pela possibilidade da perda destas conquistas. Porém é importante que escolhamos com quem compartilharemos estas conquistas, porque pessoas com baixa autoestima, nos desmotivam para ir em frente. Por isso pergunte a você mesmo: Com quem gostaria de compartilhar suas vitórias?
04. SER OBJETIVO: Estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo permitirá a preparação de providências para a efetivação dos mesmos, além de contribuir para organização dos nossos comportamentos, valores e a correta avaliação das ações para conquistar os resultados desejados. Além disso, auxilia na avaliação dos critérios utilizados. Devemos nos preocupar em estabelecer um início, um meio e um fim para cada objetivo, e monitorar em que fase nos encontramos. Respeitar a sequência natural das coisas impedirá que iniciemos pelo fim. Afinal não poderemos finalizar algo que não começamos.
05. LIVRE-SE DA CULPA: Toda vez que nos sentimos culpados por algo que fizemos e cujo resultado não foi o esperado, é vital olharmos para este contexto pessoal com benevolência e vontade de nos entender. Deveremos ser para nós mesmos um grande amigo, para evitarmos a autocondenação. A culpa não pode ser considerada uma virtude. Não podemos nos orgulhar por sermos rígidos e intransigentes, pois isto nos deixa impotentes, paralisa nossas ações. Para sermos felizes, não podemos nos entregar a culpa, ao contrário, devemos nos libertar dela.