Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Muitas vezes não temos o controle da situação e que o inesperado é que rege o momento. Cabe a nós, então, nos adaptarmos ao momento vivenciado. Isso acontece constantemente nas empresas, quando o dia parece que seguirá a rotina de sempre até que uma situação nos pega de surpresa e precisamos resolvê-la o mais breve possível. Mas, o que fazer diante do imprevisto? Vamos a algumas dicas que podem ajudar no momento de lidar com o inesperado.
* Manter o controle das emoções nesse momento é o primeiro passo para lidar com o inesperado. Entrar em pânico só irá complicar a situação e fazer você perder tempo, enquanto poderia estar usando seus minutos preciosos na busca por uma solução.
* Faça uma leitura da situação, ou seja, os prós e os contras que estão diante dos seus olhos. Quanto tempo você tem para solucionar a questão, por exemplo? Seja realista e tente demonstrar que metas só podem ser tangíveis, se houver um tempo viável.
* De volta ao seu posto de trabalho, faça uma análise do recurso que tem ao seu dispor para solucionar a “batata quente” que chegou às suas mãos. Você já passou por uma situação semelhante e que possa espelhar-se para encontrar uma solução?
* Um colega próximo a você passou por situação semelhante? Não pense duas vezes e fale com ele. Diga que precisa falar com ele e pedir uma orientação. Trocar ideias com pessoas que vivenciaram fatos similares ao seu pode lhe tranquilizar e ao mesmo tempo mostrar-lhe um caminho a seguir para encontrar uma solução mais rápida para o problema. Não seja orgulhoso nesse momento!
* Deixe à mesa apenas o que for necessário para que não se distraia com fatores que tiram seu foco. Se puder deixar o celular no silencioso ou, então, evitar conversas paralelas que não irão acrescentar algo ao seu trabalho, evite-as. Mas, seja cordial e explique aos colegas que naquele momento você está com prioridades que requerem sua total atenção e que depois, quando tudo se acalmar, você dará a devida atenção a eles.
* Não confie apenas na tecnologia. Como se trata de um trabalho relevante e emergencial, sempre faça um back-up do que está sendo produzido.
* Sabe aquele bloquinho e caneta que nem sempre você dá tanta importância? Pois bem, deixe-os sempre ao seu lado em momentos de tensão. É comum que enquanto você redige algo, sua mente faça você se lembrar de algum ponto relevante para seu trabalho e se “aquela lâmpada piscar”, anote rapidamente o que passou pela sua mente, para que depois não seja esquecido. Essas pequenas anotações podem se tornar somatórios relevantes para o seu desempenho.