Nos últimos dias tenho um livro de cabeceira que me motivou reproduzir a todos o que encontrei. O nome do livro? “IKIGAI: os cinco pilares para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”. Autor? Ken Mogi.
Ai vai!!
É desnecessário dizer que um sistema de valor centrado só nos poucos não pode ser sustentado porque alguém tem que ser o desfavorecido para que alguém esteja no topo.
No mundo de hoje, onde os humanos são cada vez mais forçados a competir em um contexto global, nós precisamos considerar as implicações e repercussões dessa obsessão em vencer a competição. Uma mentalidade com motivação de vencer pode levar a grandes inovações, da mesma forma que também pode levar a estresse excessivo e a instabilidade, tanto para os indivíduos quanto para a sociedade.
O problema está na natureza do homem pensar em termos de hierarquias, de vencedores e perdedores, líderes e seguidores, superiores e também subordinados. É por isso que fizemos progresso até agora como espécie, e é por isso que podemos um dia correr para a nossa própria destruição. Estudar o IKIGAI no contexto da expressão controlada e moderada da individualidade, enquanto se considera o sistema orgânico em que se encontra, pode muito bem contribuir para um jeito mais sustentável de viver.
Modelar os desejos e as vontades de uma pessoa em harmonia com o ambiente em que vive também ajuda a reduzir conflitos desnecessários.
A sustentabilidade é uma arte na vida e requer engenhosidade e habilidade. Um home é como uma floresta, individual, mas conectado e dependente de outros para crescer.
Portanto, imagine que você está nomeio de uma floresta tranquila. Respire bem fundo. E considere o que seria necessário para manter esta floresta.
Nós somos de uma espécie que é capaz de controlar suas ações em prol do desenvolvimento saudável, equilibrado e sustentável. Vamos buscar alternativas para nossa espécie sobreviver às atrocidades que produzimos.