Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Olá, querido(a) leitor(a)! Tudo bem com você? Estamos em uma das semanas mais esperadas do ano para o comerciante. Você sabia que o Dia das Mães é a segunda maior data para o faturamento do comércio? Pois é: ele perde apenas para o natal! No ano de 2021, essa data movimentou mais de R$ 6 bilhões apenas nas vendas online! Vamos aproveitar essa data para conversarmos um pouco a respeito do dinheiro e como você pode presentear sua mãe gastando menos.
O primeiro ponto que temos a destacar é: se você faz questão de dar presentes para sua mãe, esse gasto deveria entrar no orçamento! Nada de considerá-lo um “Imprevisto” ou gasto surpresa – essa data está no calendário TODOS os anos, assim como natal, dia dos pais, dia dos namorados e carnaval. Portanto, você deveria ter se planejado para isso. Se não deu nesse ano, já fica a dica para as próximas datas comemorativas – se organize!
Obviamente existem exceções, mas a maioria de nós gostaria de presentear a mãe nessa data especial. É aí que mora o perigo: temos uma tendência em comprar o melhor presente possível, como se ele fosse capaz de demonstrar o tamanho do nosso amor. E é assim que muitas pessoas se endividam e ficam pagando as prestações desse presente até o mês de agosto. Isso é fruto de uma crença e uma tendência em relacionar o valor do presente ao quão especial uma pessoa é. Tome muito cuidado para não cair nessa armadilha e acabar gastando mais do que deveria, comprometendo o orçamento dos próximos meses. Se endividar para comprar o presente não vale!
O ponto é: presenteamos para demonstrar sentimentos (entre eles, o amor). Mas será que para isso, precisamos gastar muito? Se você já passou pela experiência de perder alguém amado, sabe que o presente é o que menos importa. No final das contas, o que fica são as lembranças, os detalhes, a companhia, as boas risadas. Por isso, se você não está em uma situação muito favorável na sua vida financeira, desapegue do preço do presente – ele pode ser especial sem ser caro. Observe essas dicas:
• Presente faça você mesmo: nada deixa uma mãe tão derretida quanto algo que os próprios filhos fizeram – isso demonstra cuidado, amor, dedicação. É um presente único, com a personalidade da família. Pode até ser uma simples cartinha – eu sei que meus pais tem as minhas guardadas até hoje! Esse é o tipo de coisa que emociona!
• Presente baratinho, com significado: que tal fazer um ritual para a entrega do presente? Montar uma mesa bonita de café da manhã, trazer o café na cama com uma florzinha colhida do jardim...montar um estilo de “caça-tesouros” para que ela mesma encontre, etc. O que mais importa não é o presente em si: é a lembrança. Preocupe-se em despertar sentimentos bons.
• Uma homenagem com a música preferida, com um vídeo recortando momentos em família, mostrando o quanto ela é linda e importante para você! Uau, esse emociona muito!
Bom, já deu para perceber que gastar rios de dinheiro não é a única forma de surpreender nesse dia das Mães. Ah, e não se esqueça: coloca esse celular de lado, aproveite para olhar nos olhos, compartilhar momentos bons – o melhor presente que sua mãe pode querer é ESTAR PRESENTE, de corpo e alma. Não adianta dar presente caro para compensar ausência ou ingratidão. E se você tem mais de 25 anos e ainda mora ou depende dos seus pais, aproveita: se torne independente! Corra atrás do seu! Eles já cumpriram sua função. Esse é o melhor presente que você pode dar!
À todas as nossas leitoras mamães, um Feliz dia!