Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
De modo geral, os modelos de remuneração estratégica estão atrelados aos resultados e lucros da empresa. Esse tipo de remuneração sempre vem de forma complementar a remuneração fixa e como forma de gratificação e reconhecimento dos resultados atingidos.
O conceito de remuneração estratégica se aplica em forma de premiação variando de acordo com as estratégias e planos traçados pela empresa
Não se trata apenas de uma forma de aumentar a renda do profissional e sim uma estratégia para ajudar na valorização dos resultados. Para te ajudar nesta jornada em busca de aumentar o engajamento do seu time e valorizar os resultados já entregues, separamos modelos de remuneração estratégica para que você conheça as vantagens. Confira:
Bônus
Este é um dos modelos mais comum e usado nas empresas, principalmente para equipes de vendas em geral ou áreas que estão atreladas a metas. Basicamente, a empresa estipula um número desejado que precisa ser atingido para que o valor do bônus seja acrescentado ao pagamento do salário dos colaboradores.
Vale ressaltar que o bônus não se trata de uma comissão de vendas, pois a comissão geralmente é mantida apenas para a área de vendas e com um percentual fixo de acordo com o número de vendas feito pelo vendedor. Já o bônus, pode ser aplicado para qualquer área da empresa e de acordo com qualquer meta estipulada, sendo um valor fixo ou não para um determinado resultado.
Esse é um dos modelos de remuneração estratégica mais simples de ser implantado dentro de uma empresa, por isso é aplicado até em empresas de pequeno porte. Porém, ele pode ser aplicado nas empresas de maneira mais inteligente e assertiva, quando as metas definidas e seus critérios estão atrelados a bonificação e ajuda a empresa a atingir de maneira mais fácil e assertiva seus objetivos estratégicos.
Avaliação 360 graus
A avaliação 360 graus é uma metodologia que busca avaliar os colaboradores baseado no que eles acham de si mesmos, como a equipe em que faz parte e seus superiores e até mesmo clientes e parceiros o avaliam. Baseado nessas avaliações é dada uma nota para o profissional e esta nota pode ser usada como parâmetro para a remuneração estratégica.
Geralmente muitas empresas unem outros modelos de remuneração estratégica com a avaliação 360 graus para que se tenha uma visão macro de como está o desempenho do profissional dentro de todas as áreas da sua jornada profissional.
Meritocracia
A meritocracia é um excelente modelo de remuneração estratégica para as empresas que buscam a satisfação dos clientes e funcionários. Na meritocracia são definidos os indicadores de desempenho específicos que são importantes para o sucesso da empresa.
Quando a meritocracia é bem aplicada ela ajuda a filtrar os bons profissionais das empresas e consequentemente acaba influenciando na produtividade e contribuindo para o crescimento da empresa.