Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Estamos em construção - Cap. XIX
Colocar a mão na massa ninguém quer! Você já ouviu essa frase? Muitas vezes reclamamos que nos falta algo, mas lutamos para isso? Pagamos o preço?
Para conseguir atingir um objetivo é preciso “arregaçar as mangas” e “colocar a mão na massa” sem desistir, com constância, mesmo que isso cause dor.
John Wooden, o nosso querido treinador, colocou a luta e a integridade como apoios da quarta fila da sua pirâmide. Diz que em todos os jogos a luta é sua com você mesmo, é dar o seu melhor, é excelência! Destaca que só aquele que luta com paixão consegue renovar suas forças para continuar, mesmo que isso não seja suficiente para chegar a uma vitória, se você tem a certeza que fez o seu máximo, isso é o seu caminho para o sucesso. Lembro da história da paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Nobel da Paz em 2014, e que em 2012 sentiu dor, muita dor, ao ser baleada pelos talibãs, por sua luta incansável pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão.
Trabalhei 20 anos com jovens e confesso que a nossa proteção com eles como professores e pais, estão deixando-os fora da luta! Quem nunca lutou não consegue traçar estratégias e chegar a soluções, logo se frustra muito rápido e desiste. Precisamos ter algumas cicatrizes para ficarmos fortes. Lutar faz bem.
Quanto à integridade, ah a integridade! John diz que integridade é “a pureza de intenção”, é ter a “consciência tranquila”, é o “reflexo do coração puro”. Seria a solução para muitos problemas que os homens causam em nosso país! Uma pessoa íntegra pensa no bem da humanidade, no bem comum e não faz nada que prejudique o outro.
Integridade e luta devem estar presentes no nosso cotidiano para que possamos ter um país melhor.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Pense nas vezes em que você decidiu lutar, analise o por quê? Quais lutas hoje você está disposto a enfrentar?
Então, trace estratégias e vá em frente, preparado para as quedas e as dores. Que a sua certeza de se sair melhor a cada dia o incentive a continuar. Confie!
Lembre-se de exemplos de pessoas íntegras que passaram por você, ou que fizeram bem à humanidade. Que lições elas deixaram? Aprenda com elas e aplique o que aprendeu na sua vida.
Seguimos juntos rumo a nossa melhor versão, pois assim como a nossa pirâmide, estamos em construção diária, bloco a bloco.
Lute de forma integral, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +