Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Empatia, o que ela diz sobre você? Ser uma pessoa empática, geralmente, está associado com alguns adjetivos, como “compreensivo” e “prestativo”. Bem, muitos diriam que essas são características boas e para manterem isso.
Como você acha que está o nível de empatia na sociedade? Um simples passeio num ônibus lotado já demonstra que aqueles adjetivos não são tão disseminados quanto gostaríamos. A empatia pelo próximo é um objeto de desejo, porém a atitude, muitas vezes, para no interesse.
A empatia, então, é uma característica fundamental, desejável e nem tão usual. A sua importância deveria ser primordial não somente para a rotina, mas também para o ambiente de trabalho. Conhecê-la tornou-se algo imprescindível no ambiente corporativo.
E qual o significado de empatia? Precisar em palavras não é a tarefa das mais fáceis. Muitas vezes o entendimento do que é a empatia ao próximo é levado para as questões subjetivas de cada um. Entretanto, é importante entender a sua definição.
Empatia é a capacidade de experimentar e se relacionar com os pensamentos, emoções ou experiências dos outros. Empatia é mais do que simples simpatia, que é ser capaz de entender e apoiar os outros com compaixão ou sensibilidade.
O significado da palavra empatia, então, vai um passo além da mera compreensão. A pessoa empática, nesse sentido, compartilha as experiências com os demais e, portanto, entende melhor o próximo.
A importância da empatia no trabalho
Como um superior poderá trabalhar se ele não compreende o que acontece com os seus subordinados? Como será realizada uma atividade em equipe se as pessoas não se entendem? Nesses casos, a empatia é fundamental.
A empatia no trabalho é um exercício constante de respeito e compreensão. Através dele, a pessoa consegue se comunicar de forma mais efetiva, além de ajudar naquilo que envolve o mútuo entendimento das partes.
Dessa forma, aprender sobre empatia permite que o trabalho seja realizado de forma mais fluida e tranquila. Isso ocorre, pois, a melhor convivência no ambiente corporativo se traduz em resultados mais eficientes.
Ter empatia: um esforço necessário
Ser uma pessoa empática não é tão simples assim, afinal, inúmeros desafios aparecem pelo caminho. Trata-se de conexão e, por isso, é importante um esforço para ir além da básica captação de percepções.
A dedicação de tempo e energia também é um componente fundamental para a pessoa com empatia, entretanto, tais fatores são cada vez menos vistos.
Descobrimos que não podemos dedicar o tempo e a atenção necessários para decodificar os sinais externos complexos de outras pessoas, mesmo que soubéssemos como. Fazer isso seria impraticável e prejudicaria o importante trabalho à nossa frente.
Dessa forma, é crucial perceber a possibilidade de agir com empatia. A compreensão nesse nível é recompensadora, pois permite uma conexão mais forte com o próximo, seja nos relacionamentos pessoais ou até mesmo no trabalho.
Para tal, é possível adotar algumas atitudes para desenvolver melhor esse lado. Tente escutar mais ativamente e enxergar o lado que a pessoa propõe. Evite suposições e se coloque no lugar do outro com frequência.