Nesse nosso caminhar vamos recheando a vida de altos e baixos. Do berço ao túmulo nos defrontamos com experiências das mais diversas possíveis, boas e más, nos proporcionando alegrias e tristezas, erros e acertos, ou melhor, equívocos, enganos, e também atitudes acertadas (ou por nós ou por entes queridos).
Quando cometemos equívocos oriundos da nossa invigilância, vem a dor que é inevitável. Daí, sofrer ou não, é escolha nossa. Segundo Drumond de Andrade, “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”. Em todos os segmentos da vida funciona dessa forma e, quando alguém a quem amamos, passa a ter um comportamento inaceitável, quando descobrimos que nosso filho se tornou um dependente químico (álcool ou drogas ilícitas), o mundo desaba, entramos em desespero total. Nos sentimos a criatura mais infeliz do mundo. Ficamos sem chão, sem rumo, um barco à deriva em meio à tempestade.
-O que fazer?
Procuramos nos esconder de tudo e de todos. De repente, alguém nos fala ou lembramos que alguém um dia nos falou de um Grupo de Apoio chamado “Amor Exigente”.
-Como chegamos?
Arrebentados!
Somos acolhidos com amor, não estamos mais perdidos e amedrontados. Unidos e reunidos em grupos encontramos novos caminhos. O grupo é o suporte que nos auxilia e nos ampara em nossos momentos difíceis, é a alavanca que nos dá coragem e segurança nas mudanças que almejamos realizar. É o freio que nos alerta para a preparação que antecede a tomada de atitudes importantes em nossa vida e dos que amamos.
Grupo de apoio é o lugar certo onde se reaprende a dialogar. Você é visto, é ouvido, é compreendido e se torna capaz de ver, ouvir e compreender.
Ao se engajar num grupo de apoio, a família sente diminuir a sua carência, o seu medo, a sua impotência e a sua vergonha. O grupo passa a ser um referencial, um ponto de equilíbrio, um lugar de aconchego onde não se usa mascarar, ocultar ou mentir para se sentir melhor ou se proteger.
O grupo serve de espelho onde cada um pode se ver. É um espelho mágico mostrando para a pessoa o que sozinha ela não via. Tudo com muito respeito, carinho e boa vontade em ajudar, pois quase sempre são pessoas que já viveram ou estão vivendo a mesma situação. É o encontro de pessoas unidas pela dor e pela esperança.
O grupo de apoio sugere novos rumos, modera os impulsos, encoraja, acompanha, alegra-se com o sucesso dos seus membros, transforma-se em família, mostra que as grandes transformações são feitas de pequenas e constantes mudanças. Temos que acreditar.
O grupo não fala em culpa e culpados.
O Amor Exigente ajuda na fixação de limites, na toma da de atitudes e a crise como consequência. Como trabalhar a crise, sem desânimo, com perseverança, fé e esperança.
Sozinhos nos sentimos perdidos, unidos somos fortes e poderosos.
Há inúmeros grupos de apoio às diversas situações, como exemplo: grupos de mães que perderam filhos, mães solteiras, depressivos, obesos, etc.
Sempre iremos nos defrontar com duas escolhas básicas na vida: “aceitar as condições tal como elas existem ou aceitar a responsabilidade de mudá-las”. Ninguém muda ninguém. A mudança é de cada um. Temos que fazer a nossa viagem íntima (para dentro de nós mesmos), ver onde está nossa deficiência e provocar mudanças saudáveis. Isso se chama “Reforma Íntima”. Nada muda se eu não mudar.
O nosso “eu” só o Criador e nós mesmos é que conhecemos. Daí a afirmativa: “ninguém muda ninguém”.
No Grupo de Apoio do Amor Exigente:
- Descobrimos que não estamos sós.
- Ouvimos diversas opiniões e aprendemos que há formas diferentes de agir.
- Aprendemos a controlar nossa ansiedade, melhorando nossa autoestima.
- Convívio social sem julgamentos e sem acusações, sem preconceito, respeitando o outro como ele é e aceitando-o também, afinal a vida é uma constante troca.
- Exige-se sigilo e anonimato de todos.
- Respeito pela dor do outro.
Grupo de Apoio do Amor Exigente pede perseverança, assiduidade, respeito, lealdade, confiança, alegria e o ponto fundamental em tudo isso é a espiritualidade por meio da fé e confiança no Criador de tudo e de todos. O Pai nos criou para a felicidade, para a alegria, para uma vida plena de amor, Amor Exigente.
O grupo do AE se reúne todas as quintas-feiras das 19h30min às 21h30min na sede da Associação Antialcoólica, sita na Rua Padre Izidoro Cordeiro Paranhos, 1999, Chácara das Paineiras, telefone de contato (17) 98163 4546.
Já o Grupo Novo Horizonte (Sempre é Tempo), é voltado para adultos acima de 60 anos, se reúne todas as quintas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, no Salão Paroquial da Igreja São Benedito, sito na Rua Nelciades de Oliveira, 298, bairro Parque Guarani, telefone de contato (17) 98163 4546.
Convidamos você para conhecer a proposta do Amor Exigente, para elevar a sua qualidade de vida e a de sua família.