Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Você vive brigando com o seu cônjuge? Discute com os seus filhos? Tudo na sua casa é motivo para discussões? No trabalho também? Você discute com seus pares? Com seus liderados? Com os superiores?
Por que será que isso acontece? Será que você pode melhorar isso?
Os relacionamentos são a base dos resultados, ninguém faz nada sozinho, é na troca com o outro que a vida acontece.
Vou destacar hoje cinco pontos importantes para melhorar os seus relacionamentos.
Primeiro ponto: ame. O amor é o início de todos os relacionamentos humanos.
Imagine-se no lugar do outro e respeite-o na sua individualidade. Fácil? Claro que não! O importante é estar aberto para o amor em si e no outro, isso é o que gera a conexão. Só quem consegue se amar tem a chave que abre as portas para o amor do outro e para o outro. Lembrando que a verdade vem antes do amor - não há amor se não existir verdade.
Aplique a frase de Santo Agostinho: “A medida do amor é amar sem medidas.”
Segundo ponto: faça acordos. É melhor entrar em consenso em todas as situações, do que partir para o embate. A resolução pacífica traz sempre mais evolução.
O acordo vale na vida pessoal e no trabalho. Quantas brigas podem ser evitadas se conseguirmos ouvir o outro e a sua posição? Temos sempre duas versões dos fatos, e diante da exposição delas, quais são as melhores opções onde ambos possam se beneficiar? Negócios que só geram vantagem para uma das partes logo se desfazem.
Aqui você pode pensar: então devo ser bobo e concordar com tudo? E a minha opinião?
Sua opinião entra, seu ponto de vista entra, e o do outro também, mas para o acordo ser saudável, agora vocês devem pensar na “terceira pessoa”, ou seja, na solução. O que será melhor para a solução?
Terceiro ponto: alinhe expectativas. Tenha o costume de perguntar o que o outro precisa e de pedir sua opinião. Qual é a necessidade dele? Seja humilde para perceber que em muitos momentos o problema está em nós e na nossa crença que todos devem pensar como nós, que todos precisam ser como nós. Exponha a sua necessidade.
Peça feedback sempre e os receba como apoio para a sua evolução. Ter a visão do outro, entender a sua necessidade e a dele, torna tudo muito mais simples e pode trazer gratas surpresas, pois nem tudo é como “a gente pensa”.
Pedir conselhos de pessoas experientes também pode nos direcionar para escolhas mais seguras. Lembre-se que não mudamos o outro, mudamos somente a nós mesmos.
Quarto ponto: deixe claro o que você precisa. O outro não tem “bola de cristal”, você precisa detalhar o que quer. O que é claro para você pode não ser para o outro.
Quinto ponto: seja líder. E aqui falamos primeiro de liderança pessoal, como na frase que sempre digo aos meus clientes: “Só pode liderar o outro quem primeiro lidera a si mesmo”. Assuma a sua posição de protagonista e autor da sua história.
Não espere do outro, tenha autonomia: faça você e faça para você!
Se conhecer é o primeiro passo, saber o que você tem de fortalezas e fraquezas, o que gosta e o que não gosta, o que quer e o que não quer para a sua vida.
Olhe sempre para o topo, para a solução, e não para as barreiras no caminho.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Em todos os momentos procure seguir o caminho das relações saudáveis, esteja aberto para amar, fazer acordos e perguntar. Alinhe expectativas e esteja pronto para ouvir e aprender na troca.
Não é o bom para você ou para o outro, é o melhor para o todo. Na empresa a melhor solução é a que trará o melhor resultado, no seu relacionamento amoroso,é o melhor para a relação, e assim deve ser sempre. A troca deve ser sempre equilibrada entre o dar e receber (equilíbrio dinâmico).
Use os cinco pontos para melhorar os seus relacionamentos e seja feliz, seja você!
Comece por você, lidere a sua vida, respeite o seu limite e a sua individualidade e dos outros, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +