Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
As pessoas com as quais trabalhamos não foram escolhidas por nós. O destino se encarregou de nos unir numa mesma empresa, sob uma finalidade profissional. Portanto, não pense que as relações de coleguismo que construímos numa empresa são iguais às amizades que nós mesmos escolhemos. Ainda que alguns colegas possam tornar-se amigos, isso não é regra.
Portanto, se você conquistar a simpatia das pessoas ao seu redor, isso é ótimo, mas você pode dar-se por satisfeito apenas por ter um relacionamento tranquilo com os seus colegas. Lembre-se de que empregos vêm e vão e que as pessoas que ali estão também podem não ser parte definitiva do seu círculo social. Diminua a importância dessa rejeição.
Analise as situações com objetividade
Se você sofrer algum tipo de rejeição, seja por um colega ou pelo próprio chefe, analise a situação de forma objetiva. Se houve algum conflito, espere que os ânimos se acalmem. Converse com a pessoa para entender por que aquela rejeição está ocorrendo. O diálogo pode ser doloroso às vezes, mas é uma importante ferramenta para esclarecimentos em geral.
Evite levar as situações para o lado pessoal. Você só acredita nas críticas que receber se quiser. Além disso, não permita que isso desestabilize as suas emoções. Respire fundo e dê o melhor de si. Se alguém não gostar de você, mesmo que você se abra ao diálogo com essa pessoa, tenha paciência. A escolha foi dela.
Separe as críticas construtivas das destrutivas
Ao conversar com as pessoas com as quais você tiver conflitos, provavelmente você receberá críticas. Neste momento, aprenda a separar as críticas construtivas (que têm o objetivo de ajudar você a ser um profissional ou uma pessoa melhor) das críticas destrutivas (que só querem fazer com que você se sinta mal).
Se essas críticas fizerem sentido, aprenda com elas e procure resolver os seus conflitos. Se você perceber que essas críticas não procedem ou não foram realizadas para ajudar você a melhorar, apenas ignore-as.
Se não estiver feliz, mude
Como citado anteriormente, quando uma pessoa tem um ou outro desafeto no ambiente de trabalho, isso é perfeitamente natural. No entanto, se uma pessoa cria inimizades com a maioria dos que estão ao seu redor, isso pode indicar algum problema mais grave.
Você pode mudar de atitude, se julgar que de fato errou. No entanto, caso você sinta que as críticas são injustas e que você não tem mais como ser feliz naquele lugar, mude. Uma das vantagens da vida profissional é que ninguém precisa criar raízes profundas nas empresas por onde passa. Se estiver infeliz, parta para uma nova experiência.
As dicas acima certamente o ajudarão a lidar com os momentos de rejeição, tanto em processos seletivos como dentro da própria empresa. E você, como tem lidado com essas situações?