Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia, caro(a) leitor(a). A semana começou cheia de expectativas em relação as eleições: alguns mais chateados, outros mais tensos, outros surpreendidos. Nós, do estado de São Paulo, teremos o segundo turno tanto para governador, quanto para presidente. E a questão é: como sua vida financeira fica no meio disso?
É óbvio que política e economia influenciam e impactam a vida de todos nós, mas a u1nica coisa que podemos, de fato, fazer em relação a isso, é pesquisar bem para quem daremos nosso voto no próximo dia 30. E ser responsável em relação a isso não é sobre qual lado você defende: é saber exatamente os porquês de cada escolha. Mais do que palavras, analise discursos, promessas, planos e o mais importante: atitudes. Tente se livrar do véu emocional do voto: tire os óculos da paixão, esqueça o que leu até agora na mídia tradicional – busque informações! Essa é realmente a única coisa que você pode fazer no que se refere a política.
Quanto ao seu dinheiro e sua vida financeira: a responsabilidade é toda sua, todos os dias. Independente do caos político, você precisa assumir o controle sobre o que, de fato, é possível. Ficar na internet discutindo, acompanhando notícias e brigando no grupo da família não vai mudar sua realidade financeira. Foque seu tempo e energia em resolver seus próprios problemas: faça o mapeamento das suas despesas, coloque tudo no papel, organize-se. Se você está endividado(a), comece a buscar as soluções.
Daqui a 90 dias já é 2023: como você quer começar seu novo ano? Esse planejamento começa agora! São as sementes que você plantar e regar agora que vão definir se você começará o próximo ano com tranquilidade financeira. Existe mundo fora das eleições: sua grande responsabilidade com você e sua família é cuidar bem do seu dinheiro. Pare de dar desculpas para ter a iniciativa de começar: agora são as eleições, daqui a pouco será Copa do mundo, final de ano e...acabou...começa tudo de novo...
Você possui um grande poder nesse momento: sair do automático e assumir o controle. Os sonhos e projetos que você vai realizar nos próximos 5 anos dependem do que você está fazendo agora. Sua segurança e sua liberdade financeiras começam hoje!
Este mês(outubro) marca o início de uma maratona de compras que pode te prejudicar nos próximos meses: dia das crianças, Black Friday, rematrícula dos filhos, férias... esse é um momento delicado para tomar decisões, porque seu corpo e sua mente estão refletindo o cansaço de todo o ano (que não foi fácil) e, provavelmente, te farão se envolver em parcelamentos, compras desnecessárias e aquele consumo vingativo: “eu mereço”. É baseado nessa justificativa que você vai comprometer suas finanças por mais um ano, transformando seus problemas financeiros em uma bola de neve.
TODO comportamento tem uma função: se você compra de forma compulsiva ou não consegue se controlar nessa época do ano, busque seus porquês. Resolva isso dentro da sua cabeça. Por que se enrolar cada vez mais? Quais buracos você está tentando cobrir? Pare de tentar compensar um ano ruim ou um período ruim em consumo e gastos que na2o foram planejados. Se você quiser viver uma realidade financeira diferente, precisa começar agora! Tenha uma excelente semana!