Enquanto alguns municípios estão contratando profissionais para dar aulas nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Votuporanga já oferece o serviço desde o maternal
Em toda a rede municipal de ensino existem 39 Professores de Educação Básica (PEB II) com formação em Educação Física (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Os primeiros anos da vida de uma criança são essenciais para sua formação. Pensando nisso, a Prefeitura de Votuporanga investe cada vez mais nas áreas de atendimento a essas crianças. Na educação, todas as atividades desenvolvidas são cuidadosamente planejadas para contribuir positivamente no crescimento e na absorção da aprendizagem.
Há cerca de cinco anos, a Prefeitura implantou, no ensino infantil, aulas de Educação Física por profissionais com formação específica na área. Comparado ao cenário regional e até mesmo estadual, Votuporanga se destaca por já oferecer um serviço no Infantil que começou a ser aplicado, na maioria das outras cidades, aos anos iniciais do Fundamental.
Em toda a rede municipal de ensino existem 39 Professores de Educação Básica (PEB II) com formação em Educação Física. Com isso, as ações são elaboradas especialmente para cada faixa etária com aulas planejadas e atividades diferenciadas. “As aulas já começam a ser oferecidas aos alunos com idade a partir de 3 anos com olhar mais voltado aos movimentos, trabalhando a coordenação motora. Há estudos que comprovam que quanto melhor o desenvolvimento motor, melhor será a escrita e, posteriormente, a assimilação dos conteúdos dentro de sala de aula”, explicou Anderson Bençal Indalécio, professor de educação física e assessor pedagógico da Secretaria da Educação.
Além de trabalhar o lado intelectual, os profissionais da Educação Física também já exploram os aspectos comportamentais dos alunos. “Elaboramos brincadeiras que trabalham com o desenvolvimento emocional. Desta forma, desde o início, eles já compreendem alguns valores como, por exemplo, ganhar e perder de maneira natural e saudável”, completou o professor.
Tempo Integral
Além de atuarem no ensino regular desde o Maternal II até o 5º ano (e 9º ano no caso do CEM “Prof Orozimbo Furtado Filho”, em Simonsen), os professores de Educação Física também são de extrema importância para o projeto Tempo Integral, desenvolvido em todas as unidades de Ensino Fundamental. Mais de 1.300 crianças são atendidas no contra-turno das aulas com atividades como aulas de artesanato, judô, capoeira, dança, natação, informática, flauta, coral e expressão corporal.
No caso do judô e da capoeira, a Prefeitura investiu na capacitação destes profissionais para iniciação da modalidade por meio do Tempo Integral. “Essas duas aulas tiveram grande aceitação e procura por parte dos alunos e, com isso, aumentam as chances deles adotarem práticas esportivas no decorrer de suas vidas”, reforçou o assessor pedagógico da Secretaria na área, Anderson Bençal Indalécio.
II Simpósio de Educação Física Escolar de Votuporanga
Nesta sexta-feira, 1º de Setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. Na mesma data, em 1998, foi instituída a Lei Federal nº 9696, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física. De lá pra cá, muitos avanços foram identificados, principalmente na formação educacional das crianças, conforme demonstrado nas escolas municipais de Votuporanga.
Para comemorar a data, a Prefeitura e a Unifev realizam, neste sábado (2/9), o II Simpósio de Educação Física Escolar de Votuporanga no Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil). O evento é voltado aos docentes das duas instituições e busca valorização das ações desenvolvidas pela área no campo educacional.
Fazem parte da programação do Simpósio, três workshops com os temas “Pedagogia do Esporte: jogos de invasão”, “Brincar é coisa séria!” e “Jogos Cooperativos e Danças Circulares como Ferramentas no Âmbito Escolar”.
“O evento pauta-se também na perspectiva da formação integral dos educandos, pois devido às diversificadas possibilidades de atividades corporais que podem compor o programa de educação física escolar, é essencial que o profissional de Educação Física domine o conjunto de conhecimentos especializados sobre o movimentar-se humano, com uma sólida base teórica e técnica bem como habilidades necessárias à intervenção profissional da Educação Física, adquiridas em sua formação”, finalizou Anderson.