Neste ano, já foram registradas mais de 4.500 ocorrências, sendo que a maior parte delas são de pessoas com mal-estar
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Votuporanga atendeu 4.563 ocorrências Foto: Arquivo/A Cidade
Aline Ruiz
De janeiro a julho deste ano, o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Votuporanga atendeu 4.563 ocorrências, sendo 4.161 pela USB (Unidade de Suporte Básico) e 402 pela USA (Unidade de Suporte Avançado). No total, foram registradas 20.852 chamadas recebidas pelo serviço. Em média, são 3.475 atendidas por mês.
Em entrevista para o A Cidade, a coordenadora Administrativa do SAMU, Isaura Felix, falou sobre a demanda de atendimentos realizados pelo serviço. “Mal-estar é o primeiro da lista do ranking, seguido de dispneia (falta de ar); quedas do estado geral (pacientes acamados); quedas da própria altura e acidente de trânsito”, disse.
Com base nos dados repassados pela coordenadora, foi possível perceber que maio foi o mês onde mais atendimentos foram realizados pela USB, 664 no total, sendo que o mês de março foi o que teve menos atendimentos, 544. Já pela USA o mês mais movimentado foi julho, com 82 ocorrências, e o com menor número de atendimentos foi janeiro, com 34.
Questionada sobre as dificuldades enfrentadas pela a equipe no dia-a-dia, ela apontou como principal a obtenção de dados sobre o local da ocorrência. “Devido ao desespero e a falta de paciência do solicitante, as informações ficam incompletas ou incorretas sobre o que está ocorrendo no local, além da dificuldade de deslocamento da viatura no trânsito da cidade, pois alguns motoristas não dão preferência para as viaturas”, ressaltou.
O SAMU de Votuporanga conta com seis viaturas, sendo que quatro estão na cidade, uma da USA, duas da USAB e uma reserva. Ainda segundo a coordenadora, também estão disponíveis uma viatura em Nhandeara e outra em Cardoso, como base para facilitar deslocamento.
Ter um serviço de atendimento como o SAMU em uma cidade, segundo Isaura, é de extrema importância, pois é possível realizar atendimentos de naturezas clínicas, traumáticas, obstétricas, psiquiátricas e pediátricas de maneira eficaz, mediante pronto atendimento das ocorrências por equipe qualificada. “Além disso, regulação das portas de entrada dos serviços de referência em Urgência e Emergência, possibilitando que cada atendimento seja feito em locais de acordo com a sua complexidade”, completou.
Ainda segundo a coordenadora, a equipe do SAMU é composta por quatro telefonistas; sete operadores de rádio; 11técnicos de enfermagem; seis enfermeiros; um médico regulador; um médico da USA; um coordenador médico; um auxiliar de limpeza; um coordenador administrativo e cinco motoristas socorristas.
Trotes
Como em todo serviço de utilidade pública e de urgências e emergências, o SAMU também recebe ligações neste sentido. De janeiro a julho deste ano, foram cinco trotes recebidos. “Essas ligações são totalmente prejudiciais ao serviço, pois pode acontecer de deslocar uma viatura de emergência para um lugar que não há ocorrência, enquanto outras pessoas realmente necessitam deste atendimento e acabam sofrendo consequências sérias devido a essa irresponsabilidade”, finalizou.