A profissional de medicina está há 15 dias no Brasil, onde trabalhará por meio do programa Mais Médicos
Chegou ontem em Votuporanga a médica cubana Yulianne Barcelay Barrientos Foto: Daniel Castro/A Cidade
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Chegou ontem em Votuporanga a médica cubana Yulianne Barcelay Barrientos, que atuará na Saúde do município pelos próximos três anos. A profissional de medicina está há 15 dias no Brasil, onde trabalhará por meio do programa Mais Médicos.
Em rápida conversa com A Cidade, no Hotel Ville Gramadão, na tarde de ontem, a médica de 26 anos contou que está gostando bastante do país. Ela passou os primeiros 15 dias em Brasília-DF e ontem foi para São Paulo e depois para Votuporanga.
Yulianne contou que, apesar do pouco tempo, está contente no país. A médica morava Guantánamo, lugar mundialmente conhecido por conta da Prisão de Guantánamo, uma prisão militar dos Estados Unidos. A médica deixou claro que pretende ficar no Brasil somente os três anos do programa.
Conforme o Governo Federal, o Programa Mais Médicos (PMM) é parte do esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência de profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação, e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.
O programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, a iniciativa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.