Foi instalada na tarde desta sexta-feira a 2º Vara Criminal no Fórum de Votuporanga; o evento lotou o Tribunal do Júri
Juiz Reinaldo, João Dado, Paulo Dimas, Antônio Carlos Francisco e o promotor Eduardo Boiati (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Autoridades dos três poderes de Votuporanga e região participaram na tarde de ontem da instalação da 2ª Vara Criminal do Fórum de Votuporanga, evento que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. A expectativa é que a nova Vara proporcione mais rapidez aos processos.
A mesa diretora do ato, presidida pelo desembargador, foi formada pelo prefeito João Dado, juiz Reinaldo de Souza, diretor do Fórum local, vereador e juiz aposentado Antônio Carlos Francisco e pelo promotor Eduardo Boiati. Também participaram do ato os deputados Carlão Pignatari e Itamar Borges, o presidente da OBA local, Adelino Ferrari Filho, o capitão da Polícia Militar, Edson Fávaro, o delegado seccional, Elízio Aparecido Ferreira, o presidente da Câmara Municipal, Osmair Ferrari, entre outros.
Em coletiva de imprensa, o desembargador Paulo Dimas ressaltou que a instalação da 2ª Vara agilizará os trabalhos, uma vez que haverá a chamada especialização das varas. Em Votuporanga, quatro juízes ficarão responsáveis pelos feitos cíveis e dois pelos criminais. A especialização otimiza o serviço e padroniza procedimentos. “Agiliza. A especialização sempre ajuda, porque faz com que os servidores e os próprios juízes se dediquem a uma determinada área, e isso faz com que tenha uma facilidade, depois, no julgamento”, comentou.
O presidente destacou que apesar da crise e das dificuldades, o seu compromisso é sempre melhorar o serviço do judiciário. Ele observou que a Justiça tem avançado bastante com os processos digitais. Existe ainda um treinamento dos servidores, que os qualifica ainda mais para aumentar a produtividade.
Paulo Dimas enalteceu os avanços na digitalização da Justiça. Hoje o TJSP trabalha para criar o inquérito policial digital. A implementação já foi realizada nas regiões de Sorocaba e Santos, e agora a intenção é chegar a outras localidades. “Logo logo o Estado todo terá o inquérito policial digital”, apontou.
Em seu discurso, o prefeito João Dado avaliou que a instalação de mais uma Vara na cidade é bastante importante, uma vez que o município cresce constantemente e portanto precisa de melhorias, também, na área da Justiça.