Creas é responsável pelo acompanhamento dos casos; atualmente, 111 idosos e 25 pessoas com deficiência vítimas de violação de direitos são atendidas pelo órgão
O Creas fica na Rua Leonardo Commar, 1.683, na esquina com a Rua João Eugênio Barbosa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Da Redação
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Creas, unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga, está acompanhando, atualmente, 111 idosos e 25 pessoas com deficiência vítimas de violação de direitos.
Para intensificar as ações do serviço de proteção aos idosos e deficientes vítimas de violação de direitos, por meio do Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade, a Prefeitura contratou uma empresa especializada para realizar mediações de conflitos familiares.
A coordenadora do órgão, Daniela Ribeiro, explicou que o serviço da empresa visa solucionar os problemas das vítimas de violação de direitos. “Algumas situações de violação de direitos são ocasionadas em decorrência de conflitos familiares, onde, normalmente, os filhos ou demais familiares responsáveis discordam com relação aos cuidados necessários ao idoso ou à pessoa com deficiência. A mediação de conflitos, cujo acordo possui valor judicial, pretende solucionar situações deste tipo”, explicou.
O Poder Executivo informou que as vítimas deste tipo de violação chegam aos atendimentos do Creas mediante “denúncias que podem ser registradas junto à Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-770-3590, pelo Disque 100 ou por intermédio do Conselho Municipal do Idoso”. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3421-6892.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)