No turismo, diminuiu muito a busca por passagens aéreas, principalmente para Europa
A busca por passagens aéreas caiu drasticamente em Votuporanga neste mês de março (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O novo coronavírus está impactando diversos setores, mas alguns sofrem mais que outros. No turismo, diminuiu muito a busca por passagens aéreas, principalmente para Europa.
Arsênio Brunini’s, proprietário da agência Brunini’s Viagens e Turismo, revelou ao jornal A Cidade que a venda de passagens aéreas caiu cerca de 90% neste mês. “Por conta de tudo isso que está acontecendo, ninguém quer viajar nesse momento”, contou. Ele explicou que, por enquanto, não existe uma estratégia das companhias para melhorar as vendas.
O empresário destacou ainda que as pessoas não estão “querendo arriscar”, principalmente após as notícias dos últimos dias. A Organização Mundial da Saúde declarou nesta semana pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Arsênio entende ainda que é normal as pessoas preferirem, no momento, esperar e posteriormente analisar sobre uma possível viagem. Ele lembrou também que o valor do dólar afeta diretamente nos preços das passagens, e a moeda americana em alta é outro fator que faz as pessoas não comprarem tíquetes aéreos.
Em outra agência de viagens de Votuporanga, neste mês não houve procura por passagens para a Europa. De acordo com a proprietária, as pessoas estão com receio de viajar para o exterior, principalmente para o continente europeu, o que é normal por conta do novo coronavírus.
A empresária explicou ainda que não existe nenhuma recomendação para as agências de viagens sobre o novo vírus, ou seja, a comercialização de passagens aéreas e pacotes segue normal.