O serviço de desassoreamento de córregos e da Represa da Saev será executado durante três anos, sempre dividido em etapas
Com o trabalho de desassoreamento, até o momento foram retirados 26.000 m³, que corresponde a 9% (Foto: Saev)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Iniciado no ano passado, o trabalho de desassoreamento de córregos e da Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro” fez aumentar em 15% a capacidade do reservatório da Saev (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga).
Ao jornal A Cidade, a autarquia explicou que o desassoreamento está na Etapa II, que começou no dia 15 de dezembro de 2022, com a limpeza dos córregos Paineiras e Marinheirinho. Desde o dia 5 de janeiro, está sendo realizado na Represa Municipal “Prefeito Luiz De Haro”, conhecida como represa da Saev.
A expectativa de desassoreamento total é de cerca de 300.000 m3. Até o momento foram retirados 26.000 m³, que corresponde a 9%.
Por aproximadamente três anos o trabalho será realizado, sempre em fases. A atual, a Etapa II, está prevista para terminar no final deste mês.
Entre os benefícios o desse tipo de trabalho estão as melhorias nas condições de segurança hídrica, aumento da capacidade do reservatório e da qualidade da água para o abastecimento público. O projeto também auxilia na recuperação dos mananciais que contribuem para o abastecimento da população e aumento da participação da água da Represa no abastecimento, gerando economia de recursos.
De acordo com a superintendência, gestão do projeto é da Saev Ambiental, com apoio da Prefeitura. Já a execução operativa da fase atual ocorre por meio do Programa “Rios Vivos”, do Governo Estadual, por meio do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), tendo também a Saev Ambiental e a Prefeitura de Votuporanga como órgãos executores contribuindo com equipamentos e fiscalização.