Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/com-novo-risco-de-epidemia-de-dengue-prefeitura-realiza-arrastoes-em-votuporanga-n77709 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com novo risco de epidemia de dengue, Prefeitura realiza ‘arrastões’ em Votuporanga
A ação acontece por meio do acionamento do Projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”, que foi decretado nesta semana
Votuporanga terá arrastões contra a dengue hoje e nos próximos três sábados em meio a um alerta sobre o risco de epidemia (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Em meio a um novo alerta sobre o risco de epidemia de dengue em Votuporanga, a Prefeitura, por meio da Vigilância Ambiental, irá realizar hoje e nos próximos três finais de semana uma série de “arrastões” pela cidade para eliminar possíveis criadouros de dengue e orientar a população. A ação acontece por meio do acionamento do Projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”, que foi decretado nesta semana.
A decisão foi tomada em meio à onda de calor e pancadas de chuvas, situação perfeita para a proliferação do mosquito da dengue, e também do resultado do levantamento do índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti, que ficou bem acima do ideal em Votuporanga. O índice de infestação está em 3%, acima do considerado tolerável pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.
“Esses números mostram que temos muitos vetores e essa avaliação é feita dentro dos imóveis, o que mostra que estamos encontrando muitas larvas dentro das casas das pessoas. Acionamos o projeto para a realização de um mutirão onde neste sábado e no próximo vamos trabalhar a área da unidade de saúde do Jardim Marin e o Pozzobon. Em dezembro também seguiremos com a ação e visitas para fazer a eliminação de criadouros”, explicou Samara Del Pino Fernandes, chefe de Divisão de Vigilância Ambiental.
Apesar dos esforços do setor público, a população pode ajudar no combate à dengue seguindo orientações simples e que são repassadas cotidianamente, como manter os cuidados, permanentemente, em suas residências, verificando e eliminando o armazenamento de água parada e os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
“A população pode ajudar vistoriando o seu imóvel pelo menos uma ou duas vezes por semana, verificando quaisquer objetos que possam acumular água, verificando as calhas, lavando os bebedouros dos animais com água e sabão e utilizando sabão em ralos, etc”, completou Samara.
Os munícipes devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou unidades de pronto atendimento, imediatamente, após os primeiros sinais e sintomas, que são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, cansaço, moleza e dor no corpo, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, tontura e perda de apetite e paladar.
“É importante que a pessoa também retorne na unidade de saúde após o sexto dia dos sintomas para fazer a coleta de sangue para a sorologia de dengue. Muitas pessoas são diagnosticadas como suspeitas de dengue e depois não voltam para fazer o exame, dessa forma não conseguimos a confirmação laboratorial e o Estado não libera o inseticida para fazermos a pulverização contra o mosquito”, concluiu a chefe de Divisão de Vigilância Ambiental.
Casos Até o momento, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde, Votuporanga registrou 876 casos positivos de dengue e há ainda outros 98 aguardando confirmação. Neste ano ainda não houve o registro de mortes em decorrência da doença.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/com-novo-risco-de-epidemia-de-dengue-prefeitura-realiza-arrastoes-em-votuporanga-n77709
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco