Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/dengue-mesmo-com-novo-virus-circulando-agentes-ainda-sao-impedidos-de-vistoriar-casas-em-votuporanga-n77788 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Dengue: mesmo com novo vírus circulando, agentes ainda são impedidos de vistoriar casas em Votuporanga
Mais de 16 mil recusas foram registradas só neste ano em Votuporanga, segundo dados da Secretaria da Saúde obtidos pelo A Cidade
Mesmo com alerta de epidemia e o surgimento do sorotipo 3 de dengue, agentes estão sendo impedidos de vistoriar casas (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Mesmo em meio ao aparecimento de um subtipo de dengue muito mais grave e que não era visto há mais de 15 no Estado de São Paulo (DENV3), a Secretaria Municipal da Saúde tem enfrentado um grande desafio no combate à doença: as recusas para a vistoria de imóveis. Dados obtidos com exclusividade pelo A Cidade revelam que agentes de vigilância epidemiológica foram impedidos de vistoriar mais de 16 mil casas em Votuporanga só neste ano, o que aumenta o risco de uma epidemia.
Os números, segundo a secretária municipal da Saúde, Ivonete Félix, mostram que ainda é preciso que a população se conscientize a respeito de seu papel na luta contra a dengue e outras arboviroses.
“Neste ano, mais de 16 mil recusas foram registradas no trabalho dos nossos agentes de saúde. São imóveis que nossas equipes não conseguem adentrar para fazer orientações e verificações necessárias no trabalho de combate às arboviroses. Por isso, pedimos que a população se conscientize sobre o papel fundamental que tem neste trabalho”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.
Este, aliás, foi um dos motivos da Prefeitura decretar acionamento do Projeto “Votuporanga contra o Aedes Aegypti”. Por meio desta iniciativa, os agentes de vigilância epidemiológica e agentes de saúde promovem “arrastões” aos finais de semana para localizar o maior número de pessoas possível em suas casas e assim orientá-las sobre as medidas de prevenção.
A ação, que já foi implementada em outras oportunidades ao longo do ano, foi retomada no sábado passado, com visitas na zona Norte, e segue hoje mutirão no Colinas e no bairro São João. A medida foi implementada antes mesmo da identificação do sorotipo 3 da dengue no município.
DENV3 Como já noticiado pelo A Cidade, Votuporanga registrou quatro casos do sorotipo 3 de dengue, também chamado de DENV3, que causa sintomas mais graves do que os subtipos 1 e o 2 (mais comuns em todo o Brasil) e estava desaparecido do estado de São Paulo há 15 anos.
Os casos foram identificados em pacientes do sexo feminino com idades de 5, 31, 34 e 46 anos. As contaminações foram confirmadas pela Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga e elevou o estado de alerta de epidemia não só em São Paulo, mas em todo o país.
As quatro pacientes infectadas estão bem, mas de acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o risco de uma epidemia com o retorno do sorotipo 3 ocorre por causa da baixa imunidade da população, uma vez que poucas pessoas contraíram esse vírus desde as últimas epidemias registradas no começo dos anos 2000. Existe ainda o perigo da dengue grave, que ocorre com mais frequência em pessoas que já tiveram a doença e são infectadas novamente, por outro sorotipo.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/11/dengue-mesmo-com-novo-virus-circulando-agentes-ainda-sao-impedidos-de-vistoriar-casas-em-votuporanga-n77788
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco