O filósofo indígena Dilmar Puri vai falar sobre a Etnologia, a Filosofia e a Educação Indígena
Dilmar Puri (Foto: Reprodução)
Para coroar as atividades de Curricularização da Extensão, que neste semestre tem como
tema “A Construção da Identidade Cultural em Contexto de Pluralismo”, a Faculdade Futura convidou o indígena Dilmar Puri para falar sobre a Etnologia, a Filosofia e a Educação Indígena. O evento acontece amanhã (quinta-feira, dia 30 de novembro), às 19h na Plataforma Google Meet.
Dilmar Puri é formado em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com ênfase em estética e história da arte, é mestrando em relações étnico-raciais pelo CEFET-RJ, membro da Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maracanã (UIPAM) e integrante do povo Puri. O povo Puri habita tradicionalmente as regiões do sul do Espírito Santo, Norte de São Paulo e diversas regiões do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dilmar atuou como pesquisador da CAPES, investigando as experiências internacionais de universidades indígenas, e as iniciativas nacionais nesse sentido. Atua também ministrando palestras em escolas, universidades e outras instituições sobre o tema quando convidado, e também sobre as culturas e cosmovisões indígenas de modo geral. Já dirigiu dois pequenos filmes: "ReXistência Maracanã 01" e "ReXistência Maracanã 02". Tem experiência como curador de exposição de arte indígena e na produção de seminários acadêmicos, assim como na edição de obras literárias do universo indígena.
Conforme o Gestor da Instituição, Tiago Moreno, o evento representa um importante momento para estimular a compreensão da nossa identidade cultural num contexto social rico e plural. Para a coordenadora do Curso de Pedagogia e das Atividades de Extensão da Curricularização, Elimeire Alves de Oliveira, a vivência de Dilmar lhe garante o lugar de fala, a representatividade do povo indígena para explanar o tema, trazendo à discussão os elementos culturais que influenciaram e influenciam a construção da nossa identidade social e cultural.